Games e Consoles

jogo no celular, smartphone gamer

Android 12 poderá permitir rodar jogos antes do fim do download

Rafael Rigues 20/02/2020 14h58
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Novo sistema de arquivos irá priorizar o download dos dados necessários para começar a usar um app quanto antes, com o restante sendo baixado em segundo plano

O Google está desenvolvendo um novo recurso para o Android que poderá tornar possível rodar jogos grandes antes mesmo do fim do download. Trata-se de um sistema de arquivos chamado Incremental File System (IFS, Sistema de Arquivos Incremental).


Segundo a Google, o IFS é um “sistema de arquivos virtual para fins específicos que permite a execução de um programa enquanto seus arquivos binários e de dados ainda estão sendo baixados pela rede, USB, etc.” O objetivo desse recurso é "permitir a execução de grandes aplicativos Android antes que seus binários e recursos sejam totalmente baixados para um dispositivo".

Vamos supor que o usuário baixou um jogo com alguns GB (por exemplo, Asphalt 9). O sistema de arquivos seria “esperto” o suficiente para baixar primeiro o executável do jogo, a abertura e telas iniciais. Enquanto isso está rodando, os dados necessários para um tutorial são baixados, seguidos dos dados dos primeiros carros e pistas, etc.

O Google submeteu patches para implementar o sistema de arquivos como um componente do kernel Linux, e recebeu críticas de alguns desenvolvedores por não usar um recurso já existente, o FUSE, criado especificamente para facilitar a implantação de sistemas de arquivos sem que seja necessário modificar o kernel.

Segundo a empresa, a decisão foi tomada pois uma implementação via FUSE consumiria energia e recursos de processamento demais, ao ponto de um smartphone conectado à tomada ainda assim descarregar sua bateria. Isso, supostamente, não acontece na implementação via kernel.

O recurso já está sendo testado no Pixel 4 XL, mas considerando o cronograma de desenvolvimento do Android 11, que prevê um preview por mês até abril, seguido de três betas e um lançamento no terceiro trimestre de 2020, é provável que só fique pronto para o Android 12.

Fonte: XDA Developers

Google Android game smartphone jogo Android 11
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você