A Microsoft encerrou os testes do serviço de jogos na nuvem xCloud em iPhones e iPads. Dias após confirmar que o serviço só seria lançado inicialmente no Android, a empresa decidiu finalizar o projeto para levá-lo também aos dispositivos da Apple.

“Nosso período de testes do Project xCloud foi encerrado no iOS e estamos concentrados em desenvolver jogos na nuvem como parte do Xbox Game Pass Ultimate para consumidores do Android a partir do dia 15 de setembro,’ explicou um representante da Microsoft ao site The Verge.

Apesar da Microsoft não ter divulgado o que fez os testes no iOS serem encerrados, é provável que o fato tenha relação direta com as políticas da App Store da Apple. Mesmo a fase experimental do serviço foi bastante limitada em iPhones e iPads: o único game disponível era Halo: The Master Chief Collection, e apenas 10 mil usuários poderiam testar o serviço.

Reprodução

publicidade

xCloud no iPhone. Divulgação/Microsoft

As políticas da Apple são bastante restritivas: a empresa limita “clientes de desktops remotos” a dispositivos que pertençam ao usuário, como um console próprio, e os dois aparelhos – tanto o celular quanto o console – precisam estar conectados a uma rede local. Isso impede que os celulares transmitam jogos a partir de servidores da Microsoft, impossibilitando o funcionamento do serviço em iPhones.

A restrição não é limitada à Apple, e o Google, por exemplo, também não oferece o Stadia em dispositivos da empresa. O Steam Link, da Valve, que transmite jogos do computador do usuário, demorou quase um ano para ser aprovado pela Apple e disponibilizado na App Store.

xCloud chega em setembro

Jogadores de 22 países vão ganhar acesso ao xCloud já no dia 15 de setembro. O Brasil não faz parte da lista inicial, que conta com Áustria, Bélgica, Canadá, República Tcheca, Dinamarca, Finlândia, França, Alemanha, Hungria, Irlanda, Itália, Holanda, Noruega, Polônia, Portugal, Eslováquia, Espanha, Coreia do Sul, Suécia, Suíça, Reino Unido e Estados Unidos.

O serviço vai fornecer acesso a mais de 100 títulos, incluindo grandes games dos Xbox Game Studios, como Halo e Gears of War, assim como alguns títulos de outras empresas, como Destiny 2 e Yakuza Kiwami 2.

Via: The Verge