Microsoft encerra produção do Kinect

Apresentado em 2010 como promessa de representar uma revolução para a indústria dos jogos eletrônicos, o Kinect será retirado do mercado.

A informação foi confirmada à Co.Design por Alex Kipman, criador do periférico, e Matthew Lapsen, gerente de marketing da linha Xbox. Ambos garantiram que a Microsoft continuará oferecendo suporte ao Kinect, mas avisaram que ele não será mais fabricado, então desaparecerá das lojas assim que os estoques se esgotarem.

A tecnologia por trás do Kinect, porém, continuará viva dentro do Hololens por meio do Kinect V4 (que em breve será substituído pelo Kinect V5), sensor também desenvolvido por Kipman.

De acordo com a Co.Design, a equipe de especialistas que atuava no Kinect está sendo redirecionada para cuidar de outras coisas, como desenvolvimento da Cortana e do sistema de reconhecimento facial Windows Hello.

O Kinect foi mostrado pela primeira vez em 2009, quando ainda era conhecido como Project Natal. Naquele ano, a Microsoft levou a novidade à E3 e deixou os presentes boquiabertos com a ideia de jogar videogame usando comandos corporais e de voz.

No ao seguinte, o Kinect chegou às lojas como acessório do Xbox 360, e em 2011 a Microsoft lançou um kit de desenvolvimento do sensor para Windows, o que expandiu suas possibilidades.

Em 2013, quando anunciou o Xbox One, a Microsoft informou que o console só poderia ser comprado em conjunto com o Kinect, o que fez com que seu pacote ficasse US$ 100 mais caro que o PlayStation 4. Isso deu ampla vantagem para a Sony no mercado.

Quem possuía o acessório tinha de lidar com uma resposta não tão satisfatória e com uma oferta de jogos que ficava aquém do prometido. O entusiasmo era tão fraco que, quando a Microsoft decidiu rever a estratégia de disponibilizar o Xbox One somente em kit, as vendas do console praticamente dobraram.

Era um sinal de que a hora do Kinect havia chegado. Na E3 de 2015, nenhum novo game para o acessório foi apresentado. Nenhum update ou melhoria no hardware. A Rare, principal desenvolvedora de jogos com suporte ao sensor de movimentos, anunciou novos títulos apenas para controles convencionais. Pela primeira vez em seis anos, o nome do Kinect sequer foi citado durante a conferência da Microsoft.

Celular, fone de ouvido, notebook. A BlackFriday está recheada de ofertas, mas nem todas são vantajosas. Com a nova extensão do Olhar Digital, você encontra o menor preço e também cupons de descontos. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ