Projeto xCloud

Satya Nadella afirma: Microsoft xCloud será a 'Netflix dos games'

Rene Ribeiro
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Para Phil Spencer, chefe da divisão Xbox, o serviço que a Microsoft vai propor, dará a muitas pessoas mais acesso a essas experiências "triplas": PCs, videogames e smartphones

Há muitas vozes prevendo um futuro em que não vamos mais instalar jogos no computador (ou videogames e smartphones), mas sim, jogar da mesma forma como assistimos séries ou ouvimos música: via streaming.


Já existem vários projetos em andamento que querem ser protagonistas nessa revolução, e um dos mais impressionantes é o Project xCloud, um serviço que , segundo o CEO da Microsoft, Satya Nadella, será"o Netflix dos videogames".

Jogos: do PC local para a nuvem

A afirmação foi feita em um encontro  com jornalistas realizado na última segunda-feira (14/1), na sede da Microsoft em Redmond. Na ocasião, Nadella explicou que "temos tantas oportunidades quanto qualquer outra empresa para criar um serviço de assinatura". A citação, claro, foi uma referência ao xCloud, onde os games ficarão armazenados na nuvem - no caso, o Azzure, plataforma de cloud computing da própria Microsoft - e serão executados em múltiplas plataformas via streaming, a exemplo do que acontece com serviços como Netflix ou Spotify, entre tantos outros. 

Existem mais alguns projetos a este respeito: o Google tem o seu Project Stream, a Amazon prepara a sua aposta, chamada de GameOn, já a NVIDIA é a mais avançada com a GeForce Now e até a EA parece querer apostar neste segmento com o Project Atlas.

O Projeto xCloud também está de olho em smartphones

A Microsoft tem toda a infraestrutura para esse projeto dar certo. Além do Xbox One, do Windows e do Azzure, Nadella disse que a empresa tem um catálogo de jogos próprios e uma posição estrutural que contempla tanto negócios de games em consoles de videogame, como em PCs e, claro, em consoles.

Aqui Nadella fez uma menção ao Play Anywhere, a tecnologia com a qual a Microsoft abriu as portas para que os jogadores de PC e consoles possam jogar juntos online. A ideia foi mais longe em casos como o game Fornite, que mostrou que muitas vezes não importa de qual dispositivo você jogue: se quiser competir com jogadores de outras plataformas, você pode fazê-lo.

Para Phil Spencer, chefe da divisão Xbox, o serviço que a Microsoft vai propor com o Projeto xCloud, dará a muitas pessoas mais acesso a essas experiências "triplas" (PC, videogames e smartphones).

Ele comentou, em junho 2018, que "há 2 bilhões de pessoas que jogam games no mundo todo. Nós não iremos vender 2 bilhões de consoles, acrescentando que muitas dessas pessoas não têm uma televisão e nunca tiveram um PC. Para muitos jogadores no planeta, o smartphone é o seu computador ".

Essa é precisamente uma das chaves do Projeto xCloud, que a Microsoft destaca em seu vídeo promocional: o celular se tornou efetivamente o centro absoluto do entretenimento de bilhões de pessoas e garante que os usuários possam acessar títulos que estavam fora desses dispositivos. E esta estratégia  pode ser o truque com o qual a fabricante do Windows ganhará este “jogo” em particular.


Microsoft Streaming Netflix Jogos online Linha do tempo Jogos mobile jogos upstream netflix app
Compartilhe com seus seguidores
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você