Games e Consoles

Nintendo e Tencent

Tencent quer lançar jogos para console com personagens da Nintendo

Henrique Freitas, editado por Liliane Nakagawa 11/11/2019 21h20
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Objetivo da gigante chinesa é expandir o seu mercado buscando aprendizado com a desenvolvedora de games de grande sucesso

A chinesa Tencent está de olho na criação de games para console para expandir seu mercado nos Estados Unidos e na Europa. Um funcionário não-identificado da empresa confirmou os planos ao The Wall Street Journal e revelou que, em vez de se apoiar nas próprias ideias, a Tencent vai tentar se popularizar pegando carona com uma marca bem conhecida: a japonesa Nintendo.


O objetivo da Tencent é "criar jogos para console com personagens da Nintendo" e, a partir disso, "aprender a essência do desenvolvimento de games com os engenheiros da Nintendo". Isso não significa necessariamente que o desejo será realizado, já que a desenvolvedora é conhecida por proteger sua cultura e propriedade intelectual, a fim de preservar a experiência dos jogadores.

A Nintendo e a Tencent já possuem uma parceria corporativa desde o início deste ano. A dupla se uniu com a intenção de vender o Switch na China (foto), onde os consoles e os jogos em geral são rigorosamente regulamentados. No entanto, apesar dos esforços para colocar o Switch nas lojas, a demanda seguiu baixa, principalmente devido aos obstáculos regulatórios.

Quando a China está envolvida, é comum a Nintendo recorrer a estas parcerias. Alguns jogos do Wii e GameCube, por exemplo, foram publicados na China para o NVIDIA Shield, incluindo o "New Super Mario Bros" (Wii) e "The Legend of Zelda: Twilight Princess". Da mesma forma, a Nintendo criou jogos para celular, como o Super Mario Run, com a desenvolvedora DeNa. Além de ceder permissão à Ubisoft para a produção de Mario + Rabbids.

Chance real de parceria?

A Tencent é detentora da maior receita da indústria de jogos mundial. Isso se deve principalmente a investimentos em desenvolvedores e publicadoras com grande presença nos EUA, incluindo Riot Games, Epic Games, Activision Blizzard, PUBG Corp., Ubisoft, Supercell, Miniclip, entre outros.

Porém, há muitas razões pelas quais as esperanças da Tencent podem ser frustradas, especialmente porque a Nintendo não deve ceder o seu molho secreto de mão beijada para um possível concorrente. Além disso, os jogos da Tencent são voltados para o público chinês, que usa principalmente PCs ou celulares, em vez de consoles.

É também importante ficar atento aos interesses por trás da investida. O WSJ cita outro funcionário que diz que a Tencent não portará jogos da Nintendo para a China, porque "os jogos da Nintendo não são construídos para fazer as pessoas gastarem muito dinheiro".

Fonte: The Wall Street Journal

Games China Nintendo Console videogames Tencent zelda Super Mario Bros
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você