'Orkut russo', VK pode ser bloqueado por excesso de pirataria

O site russo vKontakte, conhecido pela sigla VK, é considerado o sucessor espiritual do finado Orkut. Como no falecido serviço do Google, a pirataria rola solta sem muito controle, e isso já começou a chamar das empresas detentoras dos direitos autorais.

Associações como a RIAA (que cuida dos direitos da indústria da música) e a MPAA (que cuida da indústria do cinema), já começaram a pedir a cabeça da rede social russa, que pode, inclusive, ser bloqueado em seu país de origem pelas operadoras de internet locais.

A rede social, que sempre foi alvo de críticas, pela primeira vez foi levada à Corte da cidade de Moscou, que tem o poder para decidir que um site seja bloqueado no país por causa das reclamações dos detentores de direitos autorais, podendo, em caso de insistência, ordenar o bloqueio permanente.

Por sua vez, o VK não parece ter gostado das acusações. “Em vez de uma conversa construtiva, vemos uma reclamação legal imposta. O verdadeiro objetivo, na nossa opinião, não é proteger seus direitos, mas colocar pressão no vKontakte”, acusa o representante Evgeny Krasnikov.

Estima-se que o site tenha 80 milhões de usuários únicos diários, alcançando recentemente o número de 1 milhão de usuários brasileiros.

Via TorrentFreak 

Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ