5G

5G da Verizon está alcançando velocidades de 1 gigabit por segundo em downloads

Beatriz Trevisan, editado por Rui Maciel 16/05/2019 18h49
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Foi posssível fazer o download de um episódio de The Office em 8 segundos e do filme Homem de Ferro 2 em 90 segundos

No mês passado, os primeiros resultados da rede 5G da Verizon registraram velocidades de download de 760Mbps. O dispositivo inaugural foi um Moto Z3 conectado ao Moto Snap 5G da Motorola e os testes ocorreram em Minneapolis e em Chicago, ambos nos Estados Unidos. Apesar da rede ser notavelmente mais rápida que o 4G, jornalistas que a experimentaram relataram que a cobertura foi difícil de encontrar e de ser mantida. Um pouco mais de um mês depois, o 5G da operadora norte-americana agora ultrapassa a marca surpreendente de 1 Gbps (gigabit por segundo).


A velocidade impressionante foi atingida em Chicago, em um Samsung Galaxy S10 5G, lançado nesta sexta-feira (16) nos EUA e que será exclusivo da Verizon por um tempo antes de se ampliar para outras operadoras. A marca de 1 Gbps deve ter sido alcançada agora por conta do smartphone em teste ser adequado para a rede 5G.

Reprodução

“Quando você encontra um bom lugar, é incrível e minha mente está francamente explodindo. Isso é no mundo real, onde meu iPhone XS Max mal chega aos 20Mbps no mesmo lugar”, comentou o jornalista do The Verge que fez o teste, Chris Welch.

Com a rede, Welch baixou o episódio piloto da série The Office da Netflix em alta qualidade em inacreditáveis oito segundos. Do aplicativo Amazon Prime Video, ele levou 90 segundos para fazer o download de Homem de Ferro 2.

No entanto, a cobertura continua extremamente limitada e irregular: varia muito a cada quarteirão. As velocidades caíram rapidamente à medida que Welch caminhava para longe de um ponto de rede 5G e, a partir de uma distância, o sinal se perdia. O jornalista também observou que o ícone 5G só aparece quando o smartphone está ativamente usando dados. Nos outros momentos, exibe 4G, o que dificulta saber quais são as áreas com a rede disponível

Além disso, é importante destacar que, por mais impressionante que seja a velocidade, ainda quase ninguém usa o 5G da Verizon. O número de pessoas navegando em uma rede é um fator essencial que pode prejudicar ou beneficiar, neste caso, a sua rapidez. “O que vai acontecer com os testes de velocidade de 1 Gbps quando as pessoas começarem a comprar dispositivos 5G em números significativos?”, questiona Welch.

Por conta desses fatores, a implantação do 5G levará anos para atingir a mesma cobertura e estabilidade do 4G atual. Fora isso, a experiência do usuário depende da infraestrutura de distribuição da rede. Para alcançar uma velocidade de download de 1 Gbps é preciso se perguntar se os servidores e CDNs (em inglês, Content Delivery Network que significa rede de distribuição geográfica de conteúdo) dos serviços de streaming, por exemplo, são otimizados para esse nível de desempenho de rede móvel. O problema é o mesmo para todas as plataformas compatíveis com redes móveis.

Enquanto a cobertura geral da quinta geração de internet móvel ainda não acontece, podemos nos satisfazer com a alucinante velocidade de download do 5G da Verizon e visualizar o que nos espera em um futuro já bem próximo. A marca atingida pela operadora também é um impulso para empresas rivais, que devem agora estar se pressionando para avançar com suas próprias redes 5G.

Fonte: The Verge

Verizon 5G Galaxy S10 5G
Compartilhe com seus seguidores
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você