Amazon, Apple e Google se unem na criação de padrão para dispositivos inteligentes

Trabalho em conjunto das três gigantes visa definir um novo padrão para aumentar a compatibilidade entre produtos domésticos inteligentes
Rafael Rigues18/12/2019 15h01
20190329071409
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Siga o Olhar Digital no Google Discover

A Amazon, a Apple, o Google e a Zigbee Alliance anunciaram nesta quarta-feira (18) a criação de um grupo de trabalho para desenvolver e promover a adoção de um novo padrão para aumentar a compatibilidade entre produtos domésticos inteligentes, com a segurança como princípio fundamental do design.

Ofertas

Empresas membros da diretoria da Zigbee Alliance, como IKEA, Legrand, NXP Semiconductors, Resideo, Samsung SmartThings, Schneider Electric, Signify (anteriormente Philips Lighting), Silicon Labs, Somfy e Wulian também farão parte do grupo de trabalho e contribuirão com o projeto.

O objetivo do projeto Connected Home over IP (Lar Conectado sobre IP) é simplificar o desenvolvimento para os fabricantes e aumentar a compatibilidade para os consumidores. Ele baseia-se em uma crença compartilhada de que dispositivos domésticos inteligentes devem ser seguros, confiáveis e fáceis de usar.

Com base no protocolo de Internet (IP), o projeto visa permitir a comunicação entre dispositivos, aplicativos móveis e serviços em nuvem e definir um conjunto específico de tecnologias de rede baseadas em IP para certificação de aparelhos.

O grupo de trabalho adotará uma abordagem de código aberto para o desenvolvimento e implementação deste novo padrão. O projeto pretende usar contribuições de tecnologias domésticas inteligentes já testadas no mercado pela Amazon, Apple, Google, Zigbee Alliance e outras. Espera-se que a decisão de alavancar essas tecnologias acelere o desenvolvimento do protocolo e ofereça benefícios aos fabricantes e consumidores mais rapidamente.

O projeto visa facilitar para os fabricantes a construção de dispositivos compatíveis com serviços domésticos e de assistentes de voz inteligentes, como Alexa da Amazon, Siri da Apple, Google Assistente e outros. O protocolo planejado complementará as tecnologias existentes e os membros do grupo de trabalho incentivam os fabricantes de dispositivos a continuar inovando usando as tecnologias disponíveis hoje.

De acordo com o grupo, outros fabricantes de dispositivos, de chips e tecnologias para o lar conectado estão convidados a participar e contribuir com o padrão.

Fonte: ZigBee Alliance


Assista a filmes e séries

Assine Amazon Prime para assistir a filmes e séries populares, incluindo Amazon Originals premiados. O Amazon Prime também inclui a entrega GRÁTIS e rápida de milhares de itens elegíveis, mais de 2 milhões de músicas sem anúncios e muito mais. Clique aqui e comece seu teste GRÁTIS por 30 dias!

Redator(a)

Rafael Rigues é redator(a) no Olhar Digital