Amazon lança sistema de pagamento que lê palma da mão

Amazon One está disponível em lojas selecionadas da empresa nos Estados Unidos; sistema foi criado para evitar o contato humano com objetos físicos, como celulares e cartões de crédito

Wellington Arruda, editado por Fabiana Rolfini 29/09/2020 14h46
Amazon One
A A A

A Amazon lançou nesta terça-feira (29) um novo sistema de pagamentos 'contactless' (sem contato) chamado Amazon One. Ele lê a palma da mão dos consumidores nas lojas selecionadas Amazon Go, onde é possível entrar, escolher os produtos e comprar sem interagir com funcionários do estabelecimento.


O sistema foi criado para evitar o contato humano com objetos físicos, como celulares e cartões de crédito. Inicialmente, os usuários precisarão inserir o cartão de crédito no dispositivo e associar a assinatura da mão à conta – seguindo as instruções do display.

Depois, nas próximas compras, bastará apenas posicionar a mão a poucos centímetros do dispositivo para fazer os pagamentos. O processo de cadastro leva menos de um minuto. Não é necessário, inclusive, ter uma conta da Amazon para usar o serviço, mas é preciso associar um cartão de crédito e um número de telefone.

Reprodução

Novo sistema de pagamentos Amazon One faz a leitura da palma da mão do usuário para autenticar compras e credenciais em estabelecimentos. Imagem: Amazon/Divulgação

De acordo com a empresa, o dispositivo de leitura será limpo com frequência, até que os consumidores se adeptem ao uso. Isso, claro, considerando que muitos ainda podem acabar encostando a palma da mão por engano.

Em meio à pandemia de Covid-19, essa é mais uma forma encontrada pela Amazon de utilizar uma tecnologia que já está no mercado há um bom tempo.

Mais segurança

Como as características das mãos são únicas, a identificação pode ser feita de forma também mais segura. A companhia diz que o serviço "é projetado para ser altamente seguro e usa algoritmos e hardware personalizados para criar a assinatura de palma exclusiva de uma pessoa".

A Amazon acredita que o reconhecimento da palma da mão é considerado mais privado do que outras alternativas. Isso porque é preciso apontar a palma para um leitor; também, porque "não é possível determinar a identidade de uma pessoa olhando para a imagem da palma da mão".

Segundo a empresa, a imagem de assinatura única de cada usuário é criptografada e enviada para um local seguro na nuvem. Não foram citados detalhes específicos sobre o armazenamento de dados, entretanto.

No futuro, o Amazon One poderá ser utilizado como credencial em outros estabelecimentos, como prédios, escritórios e estádios. A Amazon não divulgou uma data para que todas as outras lojas também recebam a tecnologia, mas espera o feedback dos usuários para isso.


Fonte: Amazon


Mercado Amazon Compras amazon go pagamento
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você