Amazon Prime Air drone

Amazon registra sistema antifurto para drones de entrega; entenda

Elson de Souza 03/07/2018 20h52
Compartilhe com seus seguidores
A A A

O abatimento e roubo de drones é uma preocupação constantemente levantada sempre que surgem notícias sobre novos testes de delivery com as aeronaves. No entanto, a Amazon obteve uma patente que pretende diminuir os riscos de os veículos aéreos não tripulados (VANT) serem sequestrados por bandidos. Para isso, a empresa pretende reforçar a segurança da comunicação dos equipamentos.


De acordo com a publicação do Digital Trends, a Amazon menciona em sua patente que espera que “à medida que o uso de drones continue crescendo, o mesmo deve ocorrer com a possibilidade de ações hostis”. A empresa cita como exemplo desses perigos o roubo das aeronaves, das mercadorias que estas carregam ou simplesmente impedir o funcionamento do sistema, fazendo com que os VANTs sejam operados de forma insegura.

A proposta da Amazon na patente é criar um sistema que enviaria sinais de “pulsação” entre o controle e o drone a cada poucos segundos. Caso haja uma detecção de interferência, a aeronave entraria automaticamente em modo de segurança. Isso faria com que o VANT tentasse retomar o contato com o controlador ou procurar um lugar seguro para pousar para ser recolhido ou fazer a reinicialização do sistema.

Por enquanto, as novas patentes da Amazon abordam apenas esse cenário de ataque, usando a interferência no controle do drone. Ou seja, a empresa ainda não teria proposto nada relacionado a ataques físicos, como o uso de redes ou outros equipamentos para abater a aeronave. Entretanto, é possível que a gigante esteja procurando uma solução para isso, tendo em vista que a companhia destaca em sua documentação as eventuais perdas financeiras que ataques podem causar.

Desde 2016, a Amazon tem feito seus testes de entrega através de drones em alguns países do mundo. A empresa, aliás, tem obtido diversas patentes curiosas relacionadas à tecnologia, como uma torre para abrigar as aeronaves, armazéns flutuantes e sistema de carregamento em postes e igrejas. Já outras medidas de segurança incluem o uso de paraquedas e de aeronaves autodestrutivas em caso de acidentes.

Amazon Drone drones
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você