Apple estuda lançar headset de realidade aumentada em 2022

Além do fone com AR, empresa pretende lançar óculos com a mesma tecnologia em 2023

Fabrício Filho, editado por Liliane Nakagawa 11/11/2019 17h15
Apple
A A A

A Apple planeja lançar seu primeiro fone de ouvido de realidade aumentada em 2022, que possui o codinome N301, de acordo com um artigo do The Information. Além dos fones, segundo as informações divulgadas, a empresa espera lançar um par de óculos com a mesma tecnologia no ano seguinte.


Os executivos da Apple discutiram os cronogramas em uma apresentação interna aos funcionários do campus em Cupertino, na Califórnia. O vice-presidente da empresa, Mike Rockwell, responsável pela liderança das equipes em projetos de realidade aumentada, contou com exclusividade os novos detalhes sobre o design e os recursos do fone de ouvido. 

Segundo o relatório, o headset se assemelha a uma versão mais fina do Oculus Quest, um fone que possui a tecnologia lançado em maio. O N301 possui tanto recursos AR quanto VR, usa câmeras externas para mapear os arredores do usuário e uma tela de alta resolução para mostrar informações e misturar objetos virtuais com o cenário real. 

Óculos AR

O artigo também mostra detalhes dos modelos dos óculos, que tem previsão de serem lançados em 2023. O The Information afirma que "os protótipos atuais parecem óculos de sol caros com armações grossas". A Apple teria estudado a possibilidade de usar lentes que escurecem quando em operação, que seriam utilizadas para sinalizar às pessoas que o indivíduo está ocupado. 

Em 2017, Tim Cook, CEO da Apple, disse que considera a realidade aumentada "uma grande ideia, assim como o smartphone". "O smartphone é para todos, não precisamos pensar que o iPhone é sobre uma determinada região, país ou mercado: é simplesmente para todos. E eu acho que a realidade aumentada tem um potencial enorme".

Gerentes seniores disseram acreditar que o dispositivo poderia superar o iPhone em cerca de uma década. À medida que o mercado dos celulares se torna cada vez mais sólido, a Apple e outras empresas observam outras tecnologias, como realidade aumentada e realidade virtual, para se sobressaírem. 

Rivais da gigante de tecnologia como Facebook, Microsoft e Google também trabalham em seus próprios projetos na área, como é o caso do HoloLens e Oculus. No entanto, VR e AR têm se mostrado difíceis de desenvolver, com hardware volumoso e experiências decepcionantes em testes.

No ano passado, o Google encerrou o seu experimento Daydream, que usava telefones para alimentar os fones VR. Apesar das dificuldades, a Apple relatou que pretende lançar um dispositivo de realidade aumentada para o ano que vem. 

 

Fonte: The Information/The Verge

 

 

 

 

 


Microsoft Google Apple Facebook Realidade Aumentada Tecnologia Tim Cook óculos inteligentes realidade virtual smartphone headset HoloLens ar
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar a extensão Olhar Digital Ofertas em seu navegador!

Recomendados pra você