Boeing X-37B

Avião experimental Boeing X37B quebra recorde de tempo no espaço

Bruna Lima, editado por Liliane Nakagawa 26/08/2019 15h25
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Em comparação com outras missões militares, o veículo secreto da Força Aérea dos EUA ultrapassou a marca dos 719 dias em órbita

O avião espacial X-37B construído pela Boeing, comissionado e operado pela Força Aérea dos EUA, quebrou seu próprio recorde de tempo gasto no espaço. Sua última missão durou 719 dias, considerando o dia de hoje (26), o que significa um dia a mais do que a anterior, finalizada em 2017, segundo o Space.com. A marca não considera um contexto geral, já que os satélites de geocomunicações têm vida útil de cinco anos ou mais, mas ainda assim é impressionante para um veículo secreto da Força Aérea.


O X-37B começou sua missão atual em setembro de 2018, quando foi lançado sobre um foguete SpaceX Falcon 9. A função do avião no espaço é testar e desenvolver tecnologias dos EUA relacionadas a voos espaciais reutilizáveis.

Além de aparentemente gastar cada vez mais tempo no espaço, essas missões também são “experimentos operacionais que podem ser retornados e examinados, na Terra”. Esses testes envolvem tecnologia relacionada à orientação, navegação, proteção térmica, materiais de alta temperatura e durabilidade, sistemas de voo e propulsão e praticamente tudo o que envolve voo espacial.

Não há tripulação a bordo operando o X-37B, mas o veículo pode descer autonomamente da atmosfera para Terra e pousar horizontalmente em uma pista, assim como o Nasa Space Shuttle costumava fazer quando estava em operação.

A Nasa iniciou o programa X-37 em 1999, mas ele foi transferido para DARPA e a Força Aérea dos EUA, em 2004. O X-37B já voou em quatro missões, que se somadas completaram 2.085 dias no espaço.

Via: TechCrunch

espaço Boeing militar
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você