Bolsonaro

Bolsonaro assina MP que cria carteirinha estudantil digital

Liliane Nakagawa 06/09/2019 17h30
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Iniciativa é esvaziar o documento emitido hoje por entidades estudantis

Nesta sexta-feira (6), Jair Bolsonaro assinou a medida provisória que cria a carteira estudantil digital, a qual permitirá o pagamento de meia entrada em eventos culturais.


O objetivo da iniciativa é esvaziar a carteirinha emitida atualmente por entidades estudantis, como é o caso da UNE (União Estudantil dos Estudantes), controlada pelo partido de oposição ao presidente - PcdoB.

No início, a identidade digital será disponibilizada para estudantes do ensino superior. A previsão é que comecem a serem emitidas ainda em dezembro. A meta é que ela seja disponibilizada também para os demais graus até março.

O documento, que será gratuito, poderá ser obtido nas lojas oficiais do Google (Play Store) e da Apple (App Store). Estudantes que não possuem acesso à internet, poderão solicitar via agências da Caixa Econômica Federal.

Reprodução

Em discurso, o presidente criticou as entidades estudantis que hoje emitem o documento e fez questão de criticar o ex-ministro da Educação Fernando Haddad. Para Bolsonaro, Haddad, no comando da pasta, criou divisões e castas no ensino superior ao ter ajudado a viabilizar a política de cotas raciais.

"Essa medida ajuda para que certas pessoas não promovam o socialismo nas universidades. Nós temos de nos afastar dele", afirmou.

O documento emitido atualmente, que garante a meia entrada em cinemas e espetáculos, é a principal fonte de renda de entidades estudantis. A UNE fica com 20% do valor (R$ 7), e a Ubes, com 25% (R$ 10,50).

A criação da carteira de estudante digital foi iniciada pelo ex-presidente do Inep, Marcus Vinicius Rodrigues, quem elegeu uma das prioridades dos primeiros 100 dias de governo.

Via: Folha de S. Paulo/Destak

Bolsonaro documento estudantes
Compartilhe com seus seguidores
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você