Foto: Reprodução - Facebook

Cambridge Analytica enganou usuários do Facebook, afirmam reguladores

Henrique Freitas, editado por Maria Lutfi 06/12/2019 20h15
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Investigação indica que a empresa deturpou suas políticas de proteção de privacidade para utilizar informações com fins políticos

A Comissão Federal de Comércio dos Estados Unidos (FTC) descobriu que a extinta empresa britânica de consultoria política, Cambridge Analytica, enganou os consumidores sobre a coleta de dados do Facebook para definição e direcionamento de perfis de eleitores. De acordo com a agência reguladora, a companhia também se envolveu em práticas enganosas relacionadas à sua participação na estrutura UE-EUA Privacy Shield – um pacto sobre a transferência transfronteiriça de dados pessoais.


Uma ordem da FTC, desta sexta-feira (6), proíbe a Cambridge Analytica de mentir em que medida ela protege a privacidade e a confidencialidade das informações pessoais. Também impede que a empresa de consultoria participe da estrutura UE-EUA Privacy Shield e de outras organizações reguladoras similares. O impacto desta ordem não é imediatamente claro, já que a Cambridge Analytica está fora do mercado.

Em julho, o Facebook concordou em pagar uma multa recorde de US$ 5 bilhões à FTC, de modo a botar um fim na investigação do governo sobre suas práticas de privacidade. A agência governamental continua a investigar separadamente a gigante de redes sociais por práticas antitruste.

A investigação da FTC sobre o caso Facebook-Cambridge Analytica foi desencadeada por alegações de que a rede social violou um decreto de consentimento de 2012. O princípio foi violado por causa do compartilhamento de informações pertencentes a 87 milhões de usuários com a Cambridge Analytica. A pena de hoje foi decretada pela FTC por unanimidade.

Fonte: The Guardian

Facebook Política eleições estados unidos cambridge analytica Investigação FTC anúncios
Compartilhe com seus seguidores
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você