EUA x China

CEO da Apple alerta Trump em relação às tarifas de produtos da China

Bruna Lima, editado por Liliane Nakagawa 19/08/2019 12h08
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Tim Cook ressaltou que as tarifas prejudicariam o desempenho da companhia na competição com a Samsung

No último domingo (18), o presidente Donald Trump disse que conversou com o CEO da AppleTim Cook, a respeito do impacto das tarifas dos EUA sobre as importações chinesas, e abordou a concorrência da empresa sul-coreana Samsung.  


No dia anterior, Trump elogiou o argumento do CEO. “Eu tenho muito respeito por ele, e uma das coisas que abordamos foram as tarifas. Tim fez um bom argumento, apontando que a Samsung, seu concorrente número um, não está pagando tarifas porque eles são baseados na Coréia do Sul”, contou o presidente norte-americano.

Cook ressaltou o fato de que as tarifas poderiam prejudicar a Apple, já que os produtos da Samsung não estariam sujeitos a essas mesmas condições. A tarifa afeta um total de US$ 300 bilhões em importações chinesas, incluindo eletrônicos de consumo, que devem entrar em vigor em dois estágios, em 1º de setembro e 15 de dezembro.

A maioria dos produtos da Apple é montada na China e estará sujeita a um imposto de importação adicional de 10% no final deste ano. Produtos como o Apple Watch e o AirPods já estariam sujeitos à tarifa no primeiro dia de setembro, embora a linha iPhone, iPad e MacBook não seja atingida até o segundo estágio.

A Samsung possui uma cadeia de suprimentos mais diversificada, com grande parte de sua fabricação localizada na Coréia do Sul e no Vietnã. Como tal, a empresa não será tão atingida pela atual guerra comercial do governo Trump com a China. Dizem que a Apple está pensando em transferir mais de sua fabricação para outros lugares.

O mercado de futuros dos EUA subiu na abertura domingo após os comentários de Trump. Além de suas declarações sobre a Apple, Trump disse no Twitter que seu governo estava "indo muito bem com a China".

 

Via: Reuters /The Verge 

Apple Samsung Tim Cook eua x china donald trump
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você