Usina de bioenergia na China

China terá a maior usina de produção de bioenergia com lixo do mundo

Henrique Freitas, editado por Maria Lutfi 27/11/2019 20h00
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Instalação é construída em Shenzen e será capaz de processar 5 mil toneladas de resíduos sólidos por dia

A China abrigará, em breve, a maior usina de produção de bioenergia a partir de lixo. A instalação é construída em Shenzhen, no sul do país, e terá capacidade para processar cerca de 5 mil toneladas de resíduos por dia – cerca de um terço dos restos produzidos diariamente pela população da cidade, onde vivem 20 milhões de habitantes.


A nova usina irá capturar o calor gerado a partir da incineração dos resíduos. Esta quentura será usada para acionar uma turbina geradora de eletricidade. Outro detalhe interessante da instalação é que ela possui cerca de 40 mil m² de painéis solares no teto, para também produzir energia solar.

A China tem, atualmente, mais de 300 usinas geradoras de bioenergia e investe cada vez mais na produção a partir de resíduos sólidos, a fim de resolver dois problemas em um. O país viu sua capacidade de produção de energia a partir de lixo crescer 26% por ano nos últimos cinco anos. 

De acordo com o Conselho Mundial de Energia (WEC, na sigla em inglês), esse é um setor que terá valor de mercado de aproximadamente US$ 40 bilhões em 2023. A previsão é que a usina de Shenzen comece a operar em 2020. 

Fonte: Tratamento de Água

China Energia energia renovável
Compartilhe com seus seguidores
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você