Chrome testa mudança de visual; veja como experimentar a novidade

O Chrome para desktops deve mudar significativamente nos próximos meses. O navegador mais popular do mundo está aplicando um novo visual em suas versões experimentais, e os testes tem avançado rapidamente, de forma que logo a edição convencional do browser logo deve ser beneficiada.

A novidade começou a ser vista em abril deste ano no Chrome Canary, que é a versão mais instável do browser, onde as novidades chegam primeiro. Na ocasião, a modificação ainda era tão experimental que precisava ser ativada por meio das flags do navegador, onde estão as configurações mais escondidas do Chrome. Agora, pouco menos de três meses depois, o visual já é o padrão do Canary, sem necessidade de fuçar as configurações.

Como aponta o site Android Police, existem algumas mudanças em relação ao design visto em abril. As abas permanecem no mesmo formato, abandonando o visual trapezoidal e abraçando os retângulos com cantos arredondados, como no Firefox. No entanto, existe uma linha vertical que ajuda a separar as abas, que não existia na primeira versão do layout. Também é interessante notar que apenas a aba aberta é apresentada neste novo formato, enquanto as outras aparecem mais integradas ao plano de fundo.

Uma outra mudança curiosa está no formato da barra de endereços e de busca do Chrome, também conhecida como omnibar, que deixou de ser retangular e passou a ter elementos arredondados. Além disso, agora há um espaço maior entre os botões de voltar, avançar, que pode ser fruto de uma tentativa de otimizar o navegador para computadores com telas sensíveis ao toque.

A novidade chegou para os usuários do Chrome Canary no Windows, Linux e no Chrome OS; no Mac ainda é necessário ativar manualmente. Se você quiser experimentar a novidade, pode instalar o Canary no seu computador por meio deste link, sempre atento ao fato de que se trata de uma versão experimental e propensa a falhas. O browser pode ser instalado de forma independente da versão principal do Chrome, mas apenas uma das versões do browser pode ser aberta por vez. Se não quiser se aventurar com software experimental, o novo visual pode ser lançado dentro de algumas semanas ou meses; antes, no entanto, ele precisa passar pela versão Dev do Chrome e chegar à edição beta. Só então, passando por todas essas etapas, ele será liberado para o público comum.

Como era a primeira versão de testes do novo visual

Como ficou a versão mais recente

Reprodução

Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ