Claro

Claro recebe aval do Cade para comprar Nextel

Henrique Freitas, editado por Roseli Andrion 09/09/2019 19h26
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Negócio de R$ 3,47 bilhões foi anunciado em março e, agora, depende de aprovação da Anatel

A Claro recebeu, nesta segunda-feira (9), o aval do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) para adquirir a Nextel Holdings. Isso quer dizer que a mexicana América Móvil, controladora da Claro, comprará os 70% da Nextel da NII International Holdings e os 30% da AI Brazil Holdings por R$ 3,47 bilhões. Assim, se tornará a única detentora do capital social da Nextel.


Em relatório, o Cade destaca que a Nextel é uma operadora "eminentemente regional", com baixa participação de mercado. A aquisição pode, inclusive, trazer um respiro aos cofres da operadora, que sofre com a falta de dinheiro e poderia ser prejudicada sem a fusão.

Além disso, o órgão destaca que as concorrentes "têm capacidade de absorver uma eventual demanda desviada em virtude de qualquer tentativa de poder de mercado". O texto também cita que as operadoras concorrentes não serão lesadas e ainda terão condições de competir em termos de preços. 

A aquisição foi anunciada em março e está alinhada com o projeto da Claro, que consiste, segundo parecer do Cade, em ampliar a capacidade para atender à crescente demanda pelo consumo de dados móveis. A operação ainda está sujeita à aprovação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Fonte: Reuters, Tecnoblog

Telecomunicações Claro aquisição nextel operadoras
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você