Novo chip WiFi para equipamentos IoT

Conheça o chip Wi-Fi que consome 5.000 vezes menos energia

Guilherme Preta, editado por Fabiana Rolfini 24/02/2020 10h05
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Equipamento possui 1,5 milímetros e consome apenas 28 microwatts

Engenheiros elétricos da Universidade da Califórnia, em San Diego, desenvolveram um novo chip Wi-Fi que promete revolucionar os dispositivos inteligentes. O equipamento, com apenas 1,5 milímetros, algo menor que a ponta de um lápis, consome 28 microwatts de energia, cerca de 5.000 vezes menos que os atuais chips padrões. Além disso, pode transmitir dados a uma distância de 21 metros a uma taxa de 2 Mbps, o suficiente para vídeos com qualidade decente.


A invenção utiliza uma técnica chamada retroespalhamento. O chip não gera o sinal, apenas o recebe de um outro dispositivo, smartphone ou um roteador Wi-Fi, modifica e depois o reflete para um novo equipamento. Essa abordagem precisa de muito menos energia, além de oferecer aos fabricantes de eletrônicos mais flexibilidade.

Com o novo chip, os dispositivos IoT vão poder carregar baterias menores e serem carregados com menor frequência. Outra vantagem é permitir que equipamentos inteligentes domésticos, como câmeras e alto-falantes, funcionem sem fios e até mesmo sem baterias, em alguns casos. Segundo os desenvolvedores, o novo transmissor vai aumentar significativamente o tempo de operação com uma única carga.

A novidade será apresentada durante a Conferência Internacional de Circuitos em Estado Sólido 2020 (ISSCC), em São Francisco.

Via: Tech Explorist

Wi-Fi Chip internet das coisas chips sinal de wi-fi
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você