Facebook e Instagram permitem ocultação de propaganda política

Anúncios terão um selo avisando que são pagos, além de conter dados sobre o anunciante

Vinicius Szafran, editado por Daniel Junqueira 04/08/2020 17h51
Facebook Instagram WhatsApp
A A A

A partir desta semana, os usuários do Facebook e do Instagram poderão escolher se querem ou não ver anúncios eleitorais nas plataformas. Com a aproximação das eleições de 2020, as propagandas eleitorais aparecerão também nas redes sociais, mas agora com um aviso obrigatório de "propaganda eleitoral", bem como a informação de quem pagou por ela.


Segundo comunicado da empresa, "as pessoas frequentemente nos dizem que querem ter mais opções sobre quais tipos de anúncios veem em seus feeds". A possibilidade de ocultar as propagandas eleitorais é uma resposta a esses pedidos, e já foi adiantada por Mark Zuckerberg em junho.

Além disso, todos os anúncios políticos tanto no Facebook quanto no Instagram virão acompanhados de um rótulo "Pago Por" ou "Propaganda Eleitoral", assim como os dados do anunciante (CPF/CNPJ, telefone, email e site oficial). Para evitar qualquer tipo de interferência do exterior, aqueles que pagarem pela veiculação da propaganda deverão confirmar sua identidade e comprovar que residem ou são sediados no Brasil.

anuncios-politicos-facebook.png

Propagandas políticas no Facebook e Instagram terão informações sobre o anunciante e poderão ser bloqueadas. Imagem: Facebook

"Após confirmar sua identidade, o anunciante poderá criar um aviso e selecionar os rótulos 'Pago Por' ou 'Propaganda Eleitoral', dependendo do tipo de campanha e sendo observadas, pelos anunciantes, as necessidades de adequação à legislação local", disse a empresa em comunicado.

Todas as informações do anúncio ficarão disponíveis no ícone "i" no topo de cada publicação. Além disso, as propagandas ficarão armazenadas por sete anos na Biblioteca de Anúncios. "Lá, as pessoas podem saber mais sobre o anúncio, como uma estimativa de pessoas alcançadas e valor gasto, e dados demográficos incluindo idade, gênero e localização das pessoas que visualizaram o anúncio", explicou o Facebook.

Os anúncios podem ser gerenciados pela aba "Preferências de anúncios" no Facebook e "Preferências de tópico de anúncio" no Instagram. Nessa aba, além de explicações sobre como funcionam os anúncios nas plataformas, os usuários podem gerenciar interesses e bloquear categorias de anúncios, incluindo agora as propagandas políticas. A empresa afirma que, caso as propagandas continuem aparecendo mesmo após o bloqueio, basta clicar nas reticências na publicação e reportá-la ao Facebook.

redes sociais Propaganda Facebook instagram eleição Mark Zuckerberg anúncios
Assinar newsletter
Assine nossas newsletters e receba conteúdos em primeira mão
enviando dados - aguarde...
Parabéns! Sua assinatura foi recebida com sucesso!
Atenção: Em instantes você receberá um email de confirmação da assinatura. Para efetivá-la, clique no link de confirmação que você receberá. Verifique também sua caixa de SPAM, pois por se tratar de um email automático, seu servidor de emails poderá identificar incorretamente a mensagem como não solicitada.
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar a extensão Olhar Digital Ofertas em seu navegador!

Recomendados pra você