Dev Patel Lion Filme

Filme sobre homem que reencontrou a mãe usando Google Earth é indicado ao Oscar

Gustavo Sumares, editado por Leonardo Pereira 27/01/2017 14h01
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Normalmente, o Google Earth é usado para "viajar" virtualmente, tentar encontrar paisagens legais e achar a própria casa. No entanto, Saroo Brierley conseguiu utilizar a ferramenta do Google para reencontrar sua família, incluindo a mãe e a irmã, das quais ele estava separado havia 25 anos. A história virou o filme "Lion: Uma Jornada Para Casa", que concorre ao Oscar de Melhor Filme de 2016.


Além de Melhor Filme, o filme concorre também nas categorias Melhor Atriz Coadjuvante (Nicole Kidman), Melhor Ator Coadjuvante (Dev Patel), Fotografia, Trilha Sonora e Roteiro Adaptado. O filme estreia no dia 16 de fevereiro no Brasil, e o trailer dele pode ser visto abaixo:

Essa indicação marca ainda mais uma presença de empresas de tecnologia nas premiações da academia estadunidense de cinema. Nesse mesmo ano, três filmes produzidos pela Netflix receberam indicações, assim como um filme distribuído pelo serviço de streaming da Amazon.

Por mais incomum que pareça a história de Saroo Brierley, ela é real. Ele realmente existiu, e realmente reencontrou sua família em 2012. Como Saroo veio de uma cidade pequena e subdesenvolvida da Índia, não conseguia achá-la com outras ferramentas, como o Google Maps. A seguir, falamos mais sobre a história do filme, e os próximos parágrafos podem conter spoilers.

Voltando para casa

Saroo vivia em uma aldeia pequena na Índia hinduísta chamada Ganesh Talai. Um dia, ele vai com seu irmão a uma estação de trem durante a noite. Enquanto o irmão vai buscar trabalho, ele dorme num banco e, ao acordar, não vê o irmão por perto. Então ele entra num trem e pega no sono novamente, mas, dessa vez, quando acorda, o trem está em movimento.

Ele vai parar a 1.600 quilômetros de sua cidade natal. Chega a uma estação imensa e não consegue se comunicar com ninguém, pois, enquanto ele fala hindú, as pessoas da região falam bengali. Ele vaga por muitos meses perdido até ser levado para um orfanato e, em seguida, ser adotado por uma família australiana.

Vinte anos depois, Saroo começa a procurar sua família biológica. Para isso, ele descobre a velocidade dos trens na época em que se perdeu para calcular o quanto andou enquanto estava preso no trem, e então começa a procurar no Google Earth pelas estações de trem possíveis. Com isso, ele consegue reencontrar a cidade onde nasceu. Sua mãe viveu sempre com o sonho de reencontrá-lo e não se mudou ao longo da vida inteira; por isso, ainda vivia no mesmo local.

Quando Saroo reencontra a família, descobre também que seu irmão faleceu no mesmo dia em que ele se perdeu, atropelado por um trem na mesma estação. Ele descobre também que, a vida toda, pronunciou errado o próprio nome. Ele se chama Saroo, mas a pronúncia certa é "Sheru", que significa "Leão" (ou "Lion", o nome do filme).

Diversão Filmes Cinema Google Earth
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você