Google anuncia maior compra corporativa de energias renováveis da história

Google anuncia maior compra de energias renováveis da história

Fabrício Filho, editado por Liliane Nakagawa 19/09/2019 19h09
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Aquisição inclui um pacote com contratos de 1.600 megawatts e 18 novos acordos na área de energia, que incluem painéis solares e centenas de turbinas eólicas espalhadas por três continentes

Nesta quinta-feira (19), o Google afirmou estar realizando a maior compra corporativa de energias renováveis da história. A compra inclui um pacote com contratos de 1.600 megawatts e 18 novos acordos na área de energia. Juntas, essas operações aumentam em quase 50% sua carteira global de fazendas de energia solar e eólica, atingindo mais de cinco mil megawatts - o equivalente à capacidade de um milhão de telhados solares.


Quando todos esses projetos estiverem em funcionamento, a carteira zero-carbono do Google irá irá produzir mais energia elétrica do que uma cidade como Washington, D.C. ou países inteiros como Lituânia ou Uruguai consome em um ano.

Os novos contratos vão exigir a construção da infraestrutura de energia com custo de US$ 2 bilhões – incluindo milhões de painéis solares e centenas de turbinas eólicas espalhadas por América do Sul, Norte e Europa. Agora, a frota de energia renovável inclui ao todo 52 projetos, que correspondem a US$ 7 bilhões em novas construções e levará à criação de milhares de empregos.

Nos EUA, o Google vai comprar 720 megawatts (MW) de energia de fazendas solares na Carolina do Norte (155 MW), Carolina do Sul (75 MW) e Texas (490 MW). Isso mais do que dobra a capacidade da carteira solar global que a empresa já tinha.

Já na América do Sul, houve um crescimento de mais de 125 MW de capacidade em energias renováveis à grade que alimenta o centro de dados no Chile. Além desses dois países, ainda há uma fatia considerável na capacidade de fontes renováveis que será sediada na Europa.

O contrato chileno marcou a primeira vez em que o Google fez um acordo de energia híbrida, que combina fontes solares e eólicas. Com frequência, os períodos com mais vento são diferentes dos horários com maior incidência de sol, e por isso essa mistura vai permitir que o centro de dados chileno conte com eletricidade zero-carbono durante quase todo o dia.

Google Energia Solar Energia Compras contrato energia renovável
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você