Cootek

Google bane a Cootek da Play Store devido a anúncios excessivos

Bruna Lima, editado por Rafael Rigues 17/07/2019 09h27
Compartilhe com seus seguidores
A A A

A Cooktek tinha centenas de apps na plataforma, mas a maioria deles desrespeitou as regras de publicidade

O Google está proibindo a CooTek, um desenvolvedor chinês de apps, da Play Store devido à violação das políticas de publicidade. A decisão veio após o BuzzFeed e a empresa de segurança Lookout fornecerem evidências de que seus aplicativos continuavam a bombardear usuários com anúncios, mesmo após a empresa afirmar que tinha parado com o comportamento.


A denúncia mostrou que o desenvolvedor tinha centenas de aplicativos para Android na Play Store, incluindo os populares aplicativos de teclado TouchPal, e que a maioria deles estava usando um plugin de adware invasivo chamado BeiTaAd, que enviava agressivamente anúncios para os usuários, mesmo quando o telefone ou o aplicativo não estava em uso.

"Não houve qualquer reengajamento na atividade do anúncio apontada pela Lookout em nenhuma das versões que atualizamos", disse a porta-voz da CooTek, Mina Luo, ao BuzzFeed. “As descobertas feitas pela Lookout desta vez são falta de evidências e a lógica não é convincente”.

O Google, no entanto, estava convencido de sua decisão. "Nossas políticas de desenvolvedor do Google Play proíbem estritamente o comportamento malicioso e enganoso, bem como os anúncios disruptivos", disse um porta-voz do Google ao BuzzFeed. "Quando violações são encontradas, nós agimos".

Até esta terça-feria (16/07), mais de 60 aplicativos já haviam sido removidos da Play Store, e a CooTek agora está completamente banida das lucrativas plataformas de anúncios do Google. Um porta-voz do Google disse que mais remoções seguirão na Play Store enquanto continua sua ação de fiscalização.

Esta não é a primeira vez que o Google teve de tomar medidas contra desenvolvedores chineses por abusarem das políticas de apps da Play Store. A Do Global foi suspensa em abril por violações semelhantes, e a empresa também tomou medidas contra a Cheetah Mobile e a Kika Tech no ano passado. 

Via: The Verge

Google Android Publicidade online play store android app app Cootek
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você