Japão supera os EUA com supercomputador mais rápido do mundo

'Fugaku' é quase três vezes mais veloz que o norte-americano 'Summit'

Vinicius Szafran, editado por Fabiana Rolfini 22/06/2020 15h50
Supercomputador Fugaku
A A A

O supercomputador japonês "Fugaku", desenvolvido pelo instituto público de pesquisas Riken em associação com o grupo de informática Fujitsu, foi considerado o mais rápido do mundo, segundo ranking divulgado pelo Top500.


Com isso, o "Fugaku" ultrapassou o até então líder "Summit", supercomputador projetado nos Estados Unidos pela IBM e instalado no Laboratório Nacional de Física Nuclear, em Oak Ridge, no Tennessee. O Summit ocupou a primeira posição nas últimas quatro edições do Top500 - os rankings são divulgados duas vezes por ano.

Reprodução

Supercomputador japonês Fugaku. Imagem: Kyodo

Sobre o "Fugaku"

O supercomputador foi batizado em homenagem ao monte Fuji, também chamado de Fugaku, em japonês. Sua velocidade é aproximadamente 2,8 vezes maior do que a do norte-americano "Summit". Em comparação, são 415,53 petaflops do "Fugaku" contra 148,6 petaflops do "Summit". Lembrando que um pentaflop corresponde a um trilhão de operações por segundo.

Por enquanto, o supercomputador japonês ainda não atingiu toda sua capacidade. Espera-se que, até 2021, "Fugaku" atinja 100% de rendimento. Apesar disso, a máquina já está em uso no país, auxiliando em pesquisas sobre o novo coronavírus.

Via: UOL

Supercomputadores estados unidos EUA Computação Japão supercomputador
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você