Microsoft lançará versão beta do Edge para Linux em outubro

Combinação já havia sido anunciada pela Microsoft no início deste ano; intenção é aumentar o número de usuários

Nina Gattis, editado por Daniel Junqueira 22/09/2020 20h59
Microsoft Edge
A A A

No início deste ano, a Microsoft confirmou seus planos para lançar o navegador Edge para o sistema operacional Linux. Agora, falta pouco para que a Microsoft anuncie uma versão para usuários baixarem para testar.


A Microsoft ainda não revelou quantos recursos encontrados no Edge para Windows e macOS estarão disponíveis no Edge para Linux, mas é provável que a maioria seja adaptada à nova versão.

Ao desenvolver uma versão do Edge para Linux, a intenção da Microsoft é atrair cada vez mais usuários para o seu navegador, que se tornou, em abril de 2020, o segundo mais popular para desktop.

Reprodução

O Linux é um dos principais sistemas operacionais para desktop. Imagem: Linux/Divulgação

Junto do anúncio sobre a nova versão do Edge, a Microsoft aproveitou para contar que está fazendo do modo Internet Explorer encontrado no Edge um recurso um pouco mais fácil de ser gerenciado para administradores de tecnologia da informação (TI).

O intuito desse recurso é permitir que empresas possam utilizar sites antigos com mais segurança, sem terem que optar pelo próprio Internet Explorer, navegador que já não é atualizado há tempos e, consequentemente, que não fornece proteção aos usuários. Com isso, a Microsoft pretende se despedir completamente do Explorer em 2021, deixando para trás o suporte ao navegador em seus 11 aplicativos e serviços do Microsoft Office 365.

Para os interessados no Edge para Linux, a visualização da combinação estará disponível no site Edge Insider da Microsoft e no gerenciador de pacotes Linux ativo.

Microsoft Edge vai encerrar suporte ao Flash Player em 2021

A Microsoft anunciou que encerrará o suporte ao Flash Player em seus navegadores a partir de janeiro de 2021. A decisão atende ao cronograma determinado em 2017 pela Adobe, que vai parar de atualizar e distribuir o plugin no dia 31 de dezembro deste ano. 

A remoção passa a valer oficialmente com o lançamento do Microsoft Edge v88, previsto para chegar ao Windows junto com o Chrome v88, que também abandonará o suporte ao Flash Player. Depois disso, o plugin será desabilitado por padrão tanto nos navegadores Edge (incluindo a versão Legacy) quanto no Internet Explorer 11.

Via: The Verge

Navegadores Microsoft Linux Windows Internet Explorer macOS microsoft office 365 microsoft edge
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar a extensão Olhar Digital Ofertas em seu navegador!

Recomendados pra você