Starline

Nasa transmite vídeo de teste de emergência da nave espacial Starliner

Matheus Luque, editado por Cesar Schaeffer 04/11/2019 14h33
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Boeing quer mostrar à Nasa que a Starliner é capaz de escapar do veículo de lançamento durante uma emergência e devolver a tripulação à Terra com segurança

A Boeing realizou um teste do sistema de abortamento de lançamento da sonda Starliner, no Novo México, nesta segunda-feira (4). Graças ao chefe da Nasa, Jim Bridenstein, o teste foi transmitido ao vivo.


A Nasa está pagando à Boeing US$ 4,2 bilhões (cerca de R$ 16,5 bilhões) pelo desenvolvimento da Starliner e até seis missões operacionais para transportar astronautas para a Estação Espacial Internacional. A Boeing já estava planejando gravar o teste, mas só decidiu fazer a transmissão ao vivo após a intervenção de Bridenstine.

Foram 45 minutos de ação. Durante o procedimento, os quatro principais motores de interrupção na base do módulo de serviço da Starliner acenderam e queimaram por alguns segundos, empurrando a espaçonave para fora da plataforma de lançamento. Após isso, manobras orbitais menores e propulsores de controle de reação dispararam e, eventualmente, redirecionaram a sonda.

 

Durante o teste, a sonda alcançou uma altitude de pouco menos de 1,5 km. Depois disso, o sistema de pára-quedas da espaçonave foi implantado e o módulo de serviço descartado antes que a Starline retornasse ao solo.

Com o teste, a Boeing quer mostrar à Nasa que a Starliner é capaz de escapar do veículo de lançamento Atlas V durante uma emergência e devolver a tripulação à Terra com segurança. Apesar de a transmissão ter durado mais de 40 minutos, o teste em si, levou apenas 90 segundos para ser realizado.

Via: ArsTechnica

Nasa Boeing nave espacial aeronave espaçonave
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você