Android Q

Novo beta do Android Q traz mudanças nos gestos

Luiz Nogueira, editado por Rafael Rigues 08/08/2019 09h34
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Um ajuste de sensibilidade foi implementado, permitindo que o usuário defina a área em que o gesto de retorno pode ser ativado

O Google diz que faltam apenas algumas semanas para o lançamento da versão oficial do Android Q. Por isso, os testes beta estão entrando em sua sexta e última versão. Os usuários que estão participando dos testes informaram que não há grandes mudanças desta vez,  exceto que o Google ajustou mais uma vez o gesto de "Voltar" no sistema.


"Fizemos melhorias no sistema de navegação de gestos no Beta 6 com base no feedback dos usuários. Primeiro, para garantir uma operação confiável e consistente, há um limite de exclusão vertical para apps, de 200 dpi, para o gesto 'Voltar'. Em segundo lugar, adicionamos uma configuração de preferência de sensibilidade para este gesto", declarou a empresa em um comunicado.

A frase "limite de exclusão vertical para apps, de 200 dpi" é um pouco técnica demais, mas, essencialmente, ela quer dizer que os aplicativos que desejam evitar que o gesto de retorno atrapalhe seu funcionamento podem fazer isso dentro de uma área limitada - nos betas anteriores, para retornar à página anterior os usuários deveriam deslizar o canto esquerdo da tela, o que pode prejudicar a navegação em alguns sites.

Com isso, desativar uma parte da tela diminui a probabilidade do usuário acionar acidentalmente o botão "Voltar" enquanto está olhando as fotos de uma galeria, por exemplo.

Além disso, uma nova opção que permite definir a sensibilidade do gesto de retorno foi encontrada pelo site 9to5Google. Depois que o usuário ativar a opção de navegação por gestos, ele pode definir uma preferência entre baixa e alta. Essa configuração vai indicar o quanto da tela é reservada para o gesto de retorno. Ou seja, quanto mais alta a configuração, mais ampla será a área, o que pode facilitar a navegação utilizando apenas uma mão.

Porém, ao ativar a configuração uma janela pop-up é exibida e alerta aos usuários de que uma sensibilidade maior pode conflitar com menus e outros botões de aplicativos que necessitam das bordas da tela.

Mesmo com todas essas fases de teste, o uso do canto esquerdo da tela como opção de retorno ainda é uma questão bastante controversa para muitos usuários. Alguns acham a implementação confusa e de uso complicado, outros entendem como uma melhoria para o melhor aproveitamento da tela.

Seja como for, o Android Q está prestes a ser lançado e algumas coisas ainda podem mudar nas próximas semanas, mesmo que talvez não sejam mudanças tão significativas. Vamos aguardar para ver a solução do Google para algumas dessas questões.

Via: The Verge

Google Android Smartphones smartphone Android Q
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você