Novo controle de mídia deixa o Chrome OS mais parecido com o Android 11

Objetivo é tirá-lo do painel principal de notificações e colocá-lo nas configurações rápidas dando maior visibilidade aos avisos mais importantes

Da Redação, editado por Daniel Junqueira 07/10/2020 17h31
Chromebook
A A A

As notificações do sistema operacional do Google para Chromebooks estão sendo redesenhadas para que o controle de mídia ocupe menos espaço. Atualmente, o recurso que mostra o que você está ouvindo ou quais os vídeos estão abertos no PC ocupa uma área considerável na barra de notificação, ofuscando outros avisos importantes como lembretes e alertas de novos e-mails, por exemplo. 


Por conta disso, a gigante da internet está experimentando um novo sistema de controle de mídia chamado internamente de "CrOS GMC", ou controles de mídia global do Chrome OS. O objetivo é tirá-lo do painel principal de notificações e colocá-lo nas configurações rápidas dando maior visibilidade aos avisos mais importantes. Uma prévia do visual foi apresentada no canal de desenvolvedores do Google.

Reprodução

Visual passa a não ter mais bordas brancas ou botões de fechar em caixa. Imagem: Android Police/Reprodução

A mudança

Em vez de dominarem a área de notificação, os controles de mídia passam a ser inseridos ordenadamente dentro de um cartão, abaixo dos botões de seleção rápida, e podem ser fixados na barra de tarefas. Quando o usuário clica no ícone do card, uma visão geral do que está tocando é apresentada no Chromebook e há botões que permitem buscar, avançar, retroceder, pausar, reproduzir ou até mesmo ignorar os controles de mídia. Caso precise selecioná-los os controles restauram todas as guias e aplicativos do Chrome que estão reproduzindo o áudio.

A mudança se assemelha ao que foi apresentado no Android 11, recentemente, com os novos controladores de mídia aparecendo com atalhos mais simples, acima das configurações rápidas, sem atrapalhar a visualização das notificações.

Além disso, esteticamente, o visual fica mais limpo, sem as bordas brancas ou o botão de fechar em forma de caixa. O ícone, assim com outros usados para facilitar os comandos (como o botão de fixar) aparecem com um visual mais discreto.

Fonte: Android Police

Google Mídia Sistema Operacional Chrome OS Chromebook chromebooks controle notificação
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você