netflix

O que você precisa ter para aproveitar o Netflix com Dolby Digital 5.1 ou Dolby Atmos

Redação Olhar Digital 06/05/2019 12h20
Compartilhe com seus seguidores
A A A

A novidade surgiu na semana passada para TVs e vem como uma melhoria significativa. Mas ela está restrita à televisores com configurações de áudio mais atuais

A Netflix anunciou na semana passada que estava investindo em melhorias de som e imagem de suas transmissões, usando as tecnologias Dolby Atmos e Dolby Digital 5.1. Esse é um passo busca colocar o áudio em uma altura com mais qualidade, melhorando a experiência de imersão do usuário.


A mudança consiste, basicamente, no aumento da taxa de bits das faixas de som para reduzir os artefatos e aumentar a fidelidade do áudio. Especificamente, os áudios multicanais Dolby 5.1 passarão dos atuais 192 Kbps para mais de 640 Kbps.

Para aproveitar os novos recursos é necessário ter uma conta "Ultra HD" da Netflix e um dispositivo compatível. Outro ponto é que nem todo conteúdo da do serviço de streaming oferece áudio 5.1. Para saber se este é o caso, você pode ir a uma de suas séries e verificar se elas têm o suporte a esta tecnologia. "Demolidor" e "Sabrina" são exemplos de conteúdos que contam com os requisitos e é possível ver nas descrições um aviso de suporte para Dolby 5.1 e também Dolby Vision.

Para conseguir acessar esse recurso pela TV, o primeiro passo é fazer a conexão entre o receptor e a televisor pelo HDMI ARC, que é uma das entradas HDMI que as televisões atuais têm. Com este sistema, em uma única conexão HDMI, é possível enviar imagem e som da nossa TV para o Home Cinema, receptor A/V, entre outros equipamentos de áudio. Além disso, fonte e receptor devem contar com a conexão HDMI ARC. 

Em seguida, acesse o painel "Som", dentro de "Configurações" e marque a saída de áudio para o "Sistema de Áudio" na seção "Alto-falante". Desta forma, o som vai diretamente para o receptor. Então som 5.1 já aparece quando a reprodução começar, com suporte para o sistema de áudio oferecido pela Netflix.

Como é apontado no XatakaHome, a mudança para o áudio 5.1 é perceptível quando a fonte permite. A clareza no som, a diferenciação entre os canais, entre as vozes e o resto do áudio é bastante perceptível, pelo menos nas séries do Netflix em que o teste foi realizado.

Em nota a Netflix disse que “Atualmente, o som surround 5.1 não é compatível com a reprodução em um computador usando o Microsoft Silverlight ou HTML5, mas o aplicativo Netflix para Windows 8 e Windows 10 oferece suporte. Você pode verificar se o dispositivo oferece suporte a áudio 5.1 acessando-o”.

 

Via: XatakaHome

 

TV Netflix
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você