Libra Facebook

PayPal desiste de apoiar criptomoeda do Facebook

Liliane Nakagawa 04/10/2019 17h10
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Companhia está de saída da Libra Association, a organização sem fins lucrativos, mas não cita motivo específico

O PayPal decidiu se retirar da Libra Association, um esforço liderado pelo Facebook para construir uma moeda digital global, formada por 28 membros. Criada em junho deste ano para supervisionar a criação da criptomoeda e eventual lançamento ao consumidor.  


Em comunicado à CNBC, a empresa não cita um motivo específico, dizendo apenas que decidiu "renunciar a uma participação maior na Libra Association neste momento e continuar a se concentrar no avanço de nossa missão e prioridades de negócios existentes à medida que nos esforçamos para democratizar o acesso a serviços financeiros para populações carentes".

Contudo, uma reportagem do Financial Times, publicada ontem (3), disse que o PayPal começou a se distanciar do projeto em meio a a crescente escrutínio regulatório. Hoje (4), o processador de pagamentos norte-americano sinalizou sua intenção de pular uma reunião em Washington, DC. O portal de notícias relata que uma das principais preocupações é a falta de atenção que os executivos da rede social de Zuckerberg prestaram à considerável reação da criptomoeda. Outra preocupação importante é como a plataforma combaterá a atividade de lavagem de dinheiro.

A saída oficial do PayPal do projeto agora é oficial. Perder a empresa não indica, necessariamente o eventual desenrolar da Libra, mas a processadora de pagamentos foi uma importante participante financeira, ao lado de membros como Mastercard e Visa, da Libra Association. E o chefe de blockchain do Facebook, David Marcus, que supervisiona Libra e Calibra, app de carteira digital complementar do Facebook, era um ex-presidente do PayPal antes de comandar o Facebook Messenger para a rede social.

Perder o PayPal, neste contexto, não afeta demasiadamente a saúde do projeto. Contudo, no ínicio da semana, o Wall Street Journal informou que tanto a Mastercard quanto a Visa, assim como a plataforma de pagamento digital e o processador Stripe, também estavam considerando se retirar da associação por questões semelhantes de lavagem de dinheiro.

Não está claro se o eBay, membro da Associação Libra, do qual o PayPal foi lançado em 2015, planeja continuar participando. Nem o Facebook nem o PayPal responderam imediatamente aos pedidos de comentário.

 

Fonte: CNBC/The Verge 

 

 

Facebook PayPal criptomoeda Libra
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você