Pesquisa revela onde o Twitter tem mais presença no mundo

Estudo do instituto New England Complex Systems mostra que países com maior desenvolvimento econômico interagem mais do que países menos desenvolvidos

Da Redação, editado por Fabiana Rolfini 27/07/2020 14h35
Twitter
A A A

O instituto New England Complex Systems realizou uma pesquisa com o Twitter para criar um mapa global sobre onde a rede social é mais usada. Por meio das menções na rede social, eles conseguiram mapear todo o fluxo comunicacional da ferramenta e colocaram tudo em um vídeo que mostra a evolução e caminho que os dados percorrem.


Uma menção no Twitter acontece quando um usuário da rede cita outra pessoa, por meio do arroba seguido do perfil (@olhardigital por exemplo). Essa é uma maneira de se comunicar diretamente com outro usuário, mas também é um jeito de retransmitir ou retuitar um conteúdo.

O desenvolvimento da pesquisa é longo (desde 2013) e, por isso, mostra com clareza as conexões que a rede proporciona. 

A pesquisa ainda mostra que os locais com mais desenvolvimento econômico, como Estados Unidos e Europa, têm mais usuários, o que gera um maior engajamento nessas regiões. Já em países menos desenvolvidos ou fechados, como no norte da África ou a Coreia do Norte, possuem menos conexões.

Além disso, nos países com muita capilaridade da rede social, há muita interação interna entre os membros, por conta da similaridade cultural e facilidade com o idioma.

Reprodução

Twitter tem mais usuários em países desenvolvidos. Foto: Digital Trends

Os pesquisadores usaram uma técnica para determinar a modularidade, um valor que quantifica a distância entre as comunidades que mais interagem. Eles mediram o número de caminhos mais curtos entre as menções, assim, é possível mostrar os locais que servem como conectores frequentes entre muitos lugares.

Com isso, eles encontraram 16 pontos globais de destaque, sendo o Brasil um deles, país que ainda usa muito o Twitter.

 

Fonte: Techxplore

 

Internet Twitter Pesquisa mundo
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você