Photoshop

Photoshop faz 30 anos; veja vídeo da primeira versão do software

Nina Gattis, editado por Liliane Nakagawa 19/02/2020 17h02
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Editor de imagens mantém alguns recursos desde 1990

Hoje (19), o Photoshop faz 30 anos e, para relembrar o longo trajeto do software no segmento da edição de imagens, um vídeo publicado em 2009, no YouTube, e ressuscitado por uma reportagem do The Verge, mostra a primeira versão do software funcionando em um Macintosh de 1986, com CPU de 8 MHz e 4 MB de memória RAM. Já imaginou como era?


É possível verificar que o vídeo foi acelerado duas vezes encaixar nos 10 minutos, tempo limite para uploads que o YouTube permitia na época. Uma simples edição, no entanto, demorou cerca de 20 minutos para ficar pronta. É interessante observar, também, que muitos dos recursos disponíveis até hoje no editor foram aplicados já em sua primeira versão oficial.

Criado pelos irmãos John Knoll, diretor criativo na empresa Industrial Light & Magic, e Thomas Knoll, engenheiro de software, o Photoshop foi licenciado pela Adobe, que lançou o produto no dia 19 de fevereiro de 1990.

Embora existam aspectos que permanecem bastante semelhantes, alguns dos principais recursos só surgiram depois, como é o caso das ‘camadas’ (layer), que só foram introduzidas quatro anos após o lançamento do software.

A Adobe divulgou uma imagem para mostrar quais foram as principais melhorias adicionadas a cada ano desde o início do editor. Confira:

Reprodução

Vale lembrar que, com o passar dos anos, o Photoshop se tornou uma poderosa ferramenta de manipulação de imagem, que pôde servir como uma verdadeira arma na mão dos manipuladores. 

Abaixo, o vídeo de John Knoll recriando, em 2010, a primeira edição que ele fez utilizando o Photoshop.

Software Photoshop Edição editor
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você