Plataforma divulga dados em tempo real sobre avanço da Covid-19 em SP

Criado por pesquisadores do CeMEAI e da Unesp, 'SP Covid-19 Info Tracker' reúne dados de 82 cidades paulistas desde o início da pandemia no país

Fabiana Rolfini 22/06/2020 10h40
São Paulo
A A A

O estado de São Paulo conta com uma nova ferramenta capaz de monitorar em tempo real a evolução da Covid-19 na região. Denominado "SP Covid-19 Info Tracker", o sistema aberto para acesso público reúne várias estatísticas e processa os dados com modelos matemáticos e algoritmos de ciência de dados.


O projeto foi criado por pesquisadores do Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI) e da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e está sob a liderança de Walace Casaca, professor da Unesp e pesquisador do CeMEAI.

O sistema reúne dados de 82 cidades paulistas desde o início da pandemia no país, o que corresponde a 95% dos óbitos confirmados no estado. São informações históricas diárias, índices epidemiológicos e resultados de estatísticas matemáticas, coletados a partir dos canais oficiais das prefeituras municipais do estado de São Paulo.

Reprodução

Dados do SP Covid-19 Info Tracker, atualizado no dia 19 de junho. Imagem: Reprodução

Disposição dos dados

A plataforma se divide em quatro partes. A primeira mostra os números diários e absolutos de casos confirmados, descartados e notificados, testes realizados, pacientes recuperados e óbitos, de acordo com as informações fornecidas por cada município e do processamento dos dados coletados.

A segunda parte apresenta gráficos da historicidade dessas informações e faz um perfil detalhado do desenvolvimento da doença ao longo do tempo. Já as duas últimas páginas fazem um comparativo entre os dados de quaisquer cidades de SP monitoradas pelo projeto, apresentando gráficos e estatísticas para análise temporal.

"Além de dar transparência aos dados sobre o novo coronavírus no estado, a plataforma dá condições para que secretarias municipais e entidades do poder público estadual possam implementar respostas rápidas, de ordem técnica e síncrona com a ocorrência do dado, a partir da análise dos dados e da situação de cada município", reforça o pesquisador.

Via: UOL

 
São Paulo Dados covid19 pandemia
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você