WhatsApp clonado

Procon notifica WhatsApp, OLX e Mercado Livre por serem usados em golpe

Guilherme Preta, editado por Renato Santino 20/02/2020 13h15
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Clonagem do aplicativo de mensagem tem se intensificado e atingiu quase 200 mil brasileiros em janeiro

WhatsApp é um dos aplicativos mais baixados no Brasil. Fato que desperta grande interesse dos golpistas, que estão clonando contas no app em todo o país. Apenas em janeiro, foram mais de 198 mil brasileiros vítimas de golpes desse gênero.


E, nesta quarta-feira (20), o Procon-SP notificou tanto o WhatsApp quanto os maiores sites de marketplace do país, como Mercado Livre, Zap e OLX pelo número crescente de crimes envolvendo as plataformas.  

O golpe em questão, segundo o órgão, consiste em monitorar esses portais e entrar em contato com as vítimas alegando ser representantes dos respectivos sites. Durante a conversa, os golpistas solicitam informações pessoais, como RG e CPF, e um número de confirmação que a vítima irá receber por SMS.

Esse número, na realidade, se trata do PIN de autenticação do WhatsApp, que é usado para clonar a conta. Com o acesso, golpistas podem enviar mensagens para os contatos se passando pelo usuário e pedindo dinheiro ou outras informações.

Segundo o UOL, o Mercado Livre confirmou que recebeu na notificação e esclareceu que não exibe dados de compradores e vendedores. Além disso, afirma que alerta os usuários a não informar seus dados para outros terceiros. Já a OLX alegou que não recebeu a notificação. Entretanto, ressaltou que não solicita códigos de verificação ou senhas fora do site aos seus usuários. Também declarou que investe continuamente em tecnologia e comunicação com alertas aos seus consumidores. O WhatsApp, por sua vez, informou que não comenta procedimentos judiciais; enquanto o ZAP não retornou contato.

Para evitar cair no golpe, o Olhar Digital preparou um tutorial de como se proteger contra essas invasões e, para aqueles que já foram vítima, poderão seguir esses passos para recuperar a conta.

OLX Whatsapp procon mercado livre clonagem segurança cibernética
Compartilhe com seus seguidores
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você