Sky TV por assinatura

Procon-SP multa Sky em R$ 3 milhões por propaganda enganosa

Luiza Tozzato, editado por Renato Santino 09/09/2019 20h15
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Entre 2011 e 2015, a empresa ofereceu um plano de assinatura sem informar aos consumidores que a conversão do sinal analógico para o digital seria em caráter temporário

O Procon-SP multou a Sky em quase R$ 3 milhões por publicidade enganosa e outras infrações ao Código de Defesa do Consumidor (CDC). A multa, que será aplicada por processo administrativo, diz respeito ao plano “Sky Livre”, divulgado e vendido entre 2011 e 2015.


De acordo com a organização, os anúncios da Sky neste período não informavam aos consumidores que a conversão do sinal analógico para digital do seu serviço de TV por assinatura seria em caráter temporário, e não permanente.

A empresa prometia “a parabólica digital da Sky”, “sem mensalidades”, “disponível em todo o Brasil” e ressaltava a transmissão dos canais digitais de emissoras de TV – Band, Globo, Record, SBT e outras – sem deixar claro que, por medida do Governo Federal, a recepção do sinal analógico seria descontinuada em todo território nacional e os mencionados canais de TV aberta seriam gratuitos aos consumidores que dispunham de aparelhos com conversores acoplados.

Além disso, em 2018 a empresa efetuou cobrança de taxas de licenciamento do software, segurança de acesso e de locação de equipamento opcional (ponto adicional), as quais são vedadas por Resolução da Agência Reguladora do setor (Anatel), cometendo prática abusiva.

Fonte: Procon

TV Digital TV por assinatura Propaganda TV Consumidor procon sinal propaganda enganosa multa
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você