Robô encontra base oculta em geleira da Antártica; veja o vídeo

Vídeo mostra limite do gelo e da terra com água quente do oceano

Guilherme Preta, editado por Matheus Luque 29/01/2020 11h37
Robô
A A A

Cientistas da Antártica registraram o primeiro vídeo da linha de encontro entre o gelo e a terra do continente com a água quente do oceano. As imagens foram feitas por um robô que entrou em um buraco de 700 metros de profundidade na geleira Thwaites.


A região é um dos locais mais inacessíveis da Antártica, com temperaturas inferiores a -30ºC. O robô Icefin navegou por mais de um quilômetro ao longo de uma bacia inclinada até a linha de aterramento da cordilheira rochosa que suporta a enorme plataforma de gelo. Os pesquisadores usaram câmeras, sonares, sondas químicas e outros sensores para estudar a região.

Os dados ainda estão sendo analisados, mas os cientistas temem que a água quente do oceano possa infiltrar na geleira, levando a um colapso. O Icefin faz parte da Colaboração Internacional da Geleira Thwaites, um esforço entre Estados Unidos e Reino Unido que está prestes a terminar sua primeira missão.

Assista ao vídeo:

Via: Science Mag

Robótica estados unidos Reino Unido gelo antartica
Assinar newsletter
Assine nossas newsletters e receba conteúdos em primeira mão
enviando dados - aguarde...
Parabéns! Sua assinatura foi recebida com sucesso!
Atenção: Em instantes você receberá um email de confirmação da assinatura. Para efetivá-la, clique no link de confirmação que você receberá. Verifique também sua caixa de SPAM, pois por se tratar de um email automático, seu servidor de emails poderá identificar incorretamente a mensagem como não solicitada.
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar a extensão Olhar Digital Ofertas em seu navegador!.

Recomendados pra você