Robô encontra base oculta em geleira da Antártica; veja o vídeo

Vídeo mostra limite do gelo e da terra com água quente do oceano
Redação 29/01/2020 14:15, atualizada em 22/09/2025 18:25
20200129113819

Cientistas da Antártica registraram o primeiro vídeo da linha de encontro entre o gelo e a terra do continente com a água quente do oceano. As imagens foram feitas por um robô que entrou em um buraco de 700 metros de profundidade na geleira Thwaites.

Continua após a publicidade

A região é um dos locais mais inacessíveis da Antártica, com temperaturas inferiores a -30ºC. O robô Icefin navegou por mais de um quilômetro ao longo de uma bacia inclinada até a linha de aterramento da cordilheira rochosa que suporta a enorme plataforma de gelo. Os pesquisadores usaram câmeras, sonares, sondas químicas e outros sensores para estudar a região.

Os dados ainda estão sendo analisados, mas os cientistas temem que a água quente do oceano possa infiltrar na geleira, levando a um colapso. O Icefin faz parte da Colaboração Internacional da Geleira Thwaites, um esforço entre Estados Unidos e Reino Unido que está prestes a terminar sua primeira missão.

Assista ao vídeo:

Via: Science Mag

R
Redação

Redação é redator(a) no Olhar Digital

Gostou? Compartilhe! Ajude mais pessoas a ficarem informadas.
Prefira o OD no Google
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone Instagram Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email