Huawei Mate 30

Site que permite instalar apps do Google em smartphones da Huawei é tirado do ar

Liliane Nakagawa 02/10/2019 15h10
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Sistema possuía uma brecha no sistema para contornar uma proibição nos Estados Unidos

Foi tirado do ar nesta quarta-feira (2), um site chinês que permitia instalação manual de aplicativos Android do Google nos recém-lançados aparelhos Mate 30, da Huawei. A ação foi tomada após um pesquisador de segurança apontar uma brecha no sistema para contornar uma proibição nos Estados Unidos.


O link para o LZPlay, que surgiu há cerca de 10 dias na mídia social Reddit. Segundo um dos usuários do site, o instalador do GMS (Google Mobile Service) não possui anúncios e é bem projetado, porém só funciona em dispositivos Huawei.

"O LZPlay usou uma brecha não documentada no software de gerenciamento de dispositivos móveis da Huawei para instalar softwares do Google", escreveu um pesquisador de segurança.

Lançado há duas semanas, o smartphone da Huawei utiliza uma versão de código aberto do Android, que não é proibido nos Estados Unidos, porém o dispositivo não vem com apps do Google pré-instalados, como o Google Maps.

Em maio, o governo norte-americano adicionou a empresa chinesa à lista negra. A alegação foi que ela estaria ligada à atividades que comprometem a segurança nacional. Na época, a acusação foi negada pela Huawei.

Após a proibição, a gigante das buscas foi uma das primeiras empresas dos EUA a suspender os negócios com companhia. Com a perda do acesso a atualizações no sistema operacional do Google, a gigante chinesa viu os negócios serem prejudicados fora do país natal.

Nesse momento, é bastante óbvio que a Huawei está bem ciente desse aplicativo LZPlay e permite explicitamente sua existência”, disse o pesquisador John Wu.

A Huawei negou qualquer ligação com o site. Google e Wu não estavam disponíveis para comentar sobre o caso.

Fonte: Agência Reuters

Aplicativos Google Android Huawei
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você