Smartphones com baterias removíveis

Smartphones podem voltar a ter baterias removíveis

Guilherme Preta, editado por Fabiana Rolfini 26/02/2020 09h05
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Proposta da União Europeia também prevê a reciclagem e reutilização de certos materiais após o descarte de celulares

Há alguns anos, todos os celulares possuíam baterias removíveis, o que hoje em dia é extremamente raro, para não dizer impossível, encontrar um modelo de smartphone com tal característica. Porém, se depender da União Europeia, os dispositivos devem voltar a ter baterias removíveis, com o propósito de reduzir lixo eletrônico.


A explicação para a nova sugestão é que, ao trocar apenas a bateria de um celular quando esta estiver desgastada, o usuário manteria o aparelho por mais tempo ao invés de trocá-lo a cada dois anos ou até menos tempo. Além disso, a proposta também prevê a reciclagem e reutilização de certos materiais após o descarte de celulares.

Essa não é a primeira medida que o continente sugere para diminuir o desperdício de eletrônicos. Há pouco tempo atrás, a UE sugeriu a padronização da porta USB em smartphones. Atualmente, a Apple possui sua própria entrada, enquanto as demais principais marcas mantêm um padrão.

Reprodução

O novo plano da União Europeia vai ser apresentado já no próximo mês. Como as empresas vão reagir a proposta e se um dia ela vai ser aceita, apenas o tempo dirá. Enquanto isso, os usuários vão ter que se contentar em trocar de smartphones quando sua bateria se desgastar.

Via: Giz China

Celulares Smartphones Bateria Europa união europeia
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você