internet

Internet lenta? Saiba como medir a velocidade da conexão

Redação Olhar Digital
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Uma das principais reclamações dos usuários de internet é de que a conexão está lenta. A melhor forma de descobrir se a velocidade está dentro do limite contratado ou se você está com algum problema na rede local é fazendo um teste. Veja como verificar a velocidade da sua internet de banda larga:


Conecte o seu computador à rede que você quer testar (por Wi-Fi, cabo, 3G ou 4G) e acesse o site do SpeedTest da Ookla. Você pode testar a velocidade de acesso a um servidor da sua escolha ou deixar que o aplicativo selecione o servidor ideal para o teste. Quando quiser começar, clique em "Iniciar".

Reprodução

O medidor avalia o tempo de resposta do Ping, que é o comando utilizado para medição de conexão entre equipamentos, e as velocidades de download e upload.

Reprodução

No final do teste, são exibidos os resultados e ainda é possível comparar com medições anteriores, clicando no botão “Resultados”, para analisar a variação da velocidade do serviço contratado.

Reprodução

Vale lembrar que um plano que ofereça "10 Mega", por exemplo, não significa uma velocidade de download de 10 megabytes por segundo, pois velocidades de transferência são medidas em bits por segundo, não em bytes. Como cada byte é equivalente a 8 bits, então a velocidade real é 1/8 do valor em megabytes, ou seja, 1,25 Mbps.

O SpeedTest também está disponível com aplicativo para Android e iOS, o que possibilita medir a velocidade de internet 3G. Se você preferir, também pode usar o Fast.com, um site da Netflix que usa o mesmo sistema do SpeedTest, mas é muito mais simples e básico. Basta acessar o site e ver o resultado na tela.

Reprodução

Clique em "Mostrar mais informações" para ver mais detalhes do teste.

Reprodução

Internet Dicas tutorial Velocidade
Compartilhe com seus seguidores
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você