A TIM anunciou nesta quarta-feira (18) cinco medidas para ampliar a conectividade de clientes enquanto o Brasil enfrenta a epidemia do novo coronavírus. O país registra mais de 350 casos confirmados e pelo menos duas mortes devido à doença.

Segundo comunicado à imprensa, a operadora vai conceder diariamente até 100 MB de dados adicionais a consumidores pré-pagos que assistirem a um vídeo educativo sobre o Covid-19 no portal da empresa. Já clientes dos planos pós e controle receberão bônus de dados por meio do aplicativo MEU TIM.

Para incentivar o trabalho remoto, a companhia deve eliminar o desconto de tráfego de dados das ferramentas do Microsoft Office 365 dos consumidores de planos pós-pagos. A medida libera o acesso a plataforma de e-mail Outlook e o Microsoft Teams – ferramenta de comunicação corporativa que possibilita chamadas de vídeo, chat e compartilhamento de documentos.

Outro aplicativo que será isento do consumo de dados é o Coronavirus SUS. Disponível gratuitamente, o programa desenvolvido pelo Ministério da Saúde apresenta conteúdos informativos sobre o Covid-19, notícias em tempo real, a localização de unidades de saúde próximas, bem como formulários que podem ajudar o usuário a identificar uma possível infecção e solicitar assistência médica. 

publicidade

Reprodução

A TIM também afirma que vai liberar a clientes com planos móveis os aplicativos TIM GAMES e Play Kids, ambos dedicados a crianças. Além disso, a operadora diz que deve ampliar a disponibilidade de canais como Esporte Interativo, Cartoon Network, Lookie e do grupo Fox Networks para mais opções de planos.

Para clientes que estiverem fora do país, a operadora promete conceder o dobro de dados de conexões em roaming internacional nos Estados Unidos e Europa.

A empresa ressalta que a experiência do Grupo TIM na Itália – país com mais de 2,8 mil mortos pelo coronavírus – “vem sendo importante para antecipar e adaptar as ações necessárias e ir ao encontro das exigências do período de combate ao coronavírus no Brasil”. Os detalhes de todas as medidas adotadas pela companhia serão disponibilizados em breve no site da TIM.

Outras operadoras

Outras teles também anunciaram benefícios a consumidores em decorrência da epidemia de Covid-19. A Claro apresentou propostas similares a TIM, com bônus de internet para clientes pós-pagos, 100 MB de bônus para chips pré-pagos que usarem toda a franquia e acesso sem desconto de dados ao aplicativo Coronavírus SUS.

A Vivo, por sua vez, também não vai aplicar cobranças no acesso à ferramenta do Ministério da Saúde, assim como dispensará o desconto da franquia de internet para o uso de ferramentas como Microsoft Teams e Webex. A companhia ainda diz que empresas clientes poderão utilizar o Vivo Tech para alugar notebooks, tablets e desktops para o trabalho remoto dos funcionários.

No caso da Nextel, a operadora aumentou a velocidade da internet para todos que ultrapassam a franquia de dados, sem custo adicional, fazendo com que permaneça “praticamente igual”. Enquanto a Oi, está desenvolvendo o “Oi Comunica”, site para reunir todas as medidas e procedimentos futuros que podem ser adotados em decorrência da crise.