Transição do Hangouts para o Google Chat tem novos desdobramentos

Novidades atingem usuários Fi e Google Voice; empresa havia divulgado em 2019 que iniciaria mudanças

Leticia Riente, editado por Daniel Junqueira 15/10/2020 19h04
Transição do Hangouts para o Google Chat tem novos desdobramentos
A A A

O Google continua seu processo de migração do Hangouts para o Google Chat. Desta vez, a empresa anunciou que deve encerrar o suporte do aplicativo para usuários do Google Fi. As mudanças também atingem o Google Voice. De qualquer forma, a gigante da tecnologia afirmou que pretende garantir uma transição tranquila.


Os planos para o encerramento das atividades do serviço de mensagens instantâneas começaram no ano passado, inclusive com a retirada do suporte do Hangouts para clientes do G Suite. Como parte do plano, o serviço para Fi também passará pela mesma alteração no ano que vem.

"Os usuários do Fi poderão fazer chamadas de voz e verificar o correio de voz do Mensagens para a web, gerenciar conversas do Mensagens em todos os dispositivos (mesmo quando o telefone está desligado) e migrar suas conversas do Hangouts existentes", disse o Google. "A partir deste mês, forneceremos orientação sobre essas mudanças e direcionaremos os usuários do Hangouts Fi ao Mensagens ou ao aplicativo de SMS padrão em seus telefones", explicou.

Reprodução

Migração Hangouts para Google Chat apresenta novidades. Créditos: Tada Images/Shutterstock

Sobre a migração no geral, a empresa revelou que o Google Chat estará disponível como um serviço gratuito, que contará com recursos familiares do Hangouts, como mensagens diretas e em grupo, por exemplo. O aplicativo também terá ferramentas para adições úteis como enviar para a caixa de entrada, pesquisa mais rápida, reações com emojis e resposta sugeridas. Outro aspecto destacado pelo Google quanto à sua aplicação é relacionado à segurança. A empresa disse que o Google Chat apresenta as mesmas proteções do Gmail, por isso caso um link for enviado ao usuário pelo Chat, ele será verificado para uma navegação segura.

"A partir do primeiro semestre de 2021, todos podem começar a atualizar do Hangouts para o Chat. Para garantir uma transição tranquila, ajudaremos a migrar automaticamente suas conversas do Hangouts, junto com os contatos e o histórico salvo", acrescentou. Ainda segundo o Google, outras orientações quanto a transição serão divulgadas no decorrer do processo.

Google Voice e novas regulamentações

As mudanças também não permitirão mais que os internautas façam ligações pelo Hangouts por meio do Google Voice. Esta alteração específica será executada para que a empresa se adéque à novas normas jurídicas.

"Novos regulamentos de telecomunicações estão sendo introduzidos na UE e nos EUA a partir de 2021", falou o Google. "Para cumprir esses novos regulamentos, precisamos remover o recurso de chamadas telefônicas do Hangouts. Em outubro, começaremos a mostrar aos usuários afetados uma notificação no produto com orientações sobre como receber reembolsos de seus créditos de chamadas restantes e no início da próxima ano, removeremos o recurso totalmente", frisou.

Fonte: Cnet/Google

Google Google Voice Google Hangouts
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você