Twitter disponibiliza Fleets e revela planos de salas de chat por voz

Função de 'tuítes efêmeros', que desaparecem após 24h, estava em teste desde março de 2020; salas de chat por voz devem ser testadas até o fim do ano primeiramente com públicos de minoria

Rafael Arbulu, editado por Fabiana Rolfini 17/11/2020 11h41
Twitter
A A A

O Twitter afirmou que pretende inaugurar salas de chat por voz, iniciando os testes deste recurso ainda em 2020, mas sem indicar uma data exata. A ideia vem para fazer frente à Clubhouse, a rede social restrita para convidados que participam de conversas por meio de mensagens de áudio. Ao mesmo tempo, a empresa também confirmou que os Fleets, ou “tuítes que somem em 24h”, estão disponíveis para todos os usuários.


A fim de competir com a Clubhouse, o Twitter disse que os testes a serem abertos serão liberados primeiro a públicos de minoria - mulheres, negros e perfis LGBTQIA+. A ideia é estabelecer uma plataforma onde o usuário que criar a sala de chat por voz tenha controles exclusivos de condução e moderação, evitando que pessoas mal intencionadas possam tomar conta da discussão.

A rede social também está estudando formas de convidar usuários para participar das salas, seja por mensagem direta ou por meio de um tuíte. Isso, aliado à ideia de controlar a conversa, coloca a rede social de microblogs (em tese) um passo à frente da Clubhouse, que vem sendo reconhecida como um ponto de controvérsias ao não oferecer moderação. Além disso, tornou-se um ponto onde empresários criticam jornalistas e membros de movimento de extrema-direita atacam minorias.

Reprodução

Imagem conceitual de como o Twitter espera que seja a sala de chat por voz: novo recurso deve entrar em testes ainda em 2020. Imagem: Twitter/Divulgação

Fleets para todos

Já o Fleets, a forma de “postagem efêmera” que o Twitter encontrou para competir com os Stories do Instagram e os “snaps” do Snapchat, foi liberado a toda a base de usuários da rede. Conforme anunciado pela empresa nesta terça-feira (17), “por meio de nossos testes no Brasil, Itália, Índia e Coréia do Sul, nós descobrimos que o Fleets ajudou as pessoas a se sentirem mais confortáveis ao entrar em uma conversa — vimos pessoas falarem mais no Twitter com o Fleets”, disseram o diretor de design, Joshua Harris, e o gerente de produtos, Sam Haveson.

“Os usuários mais novos do Twitter disseram que o Fleets é uma forma mais simples de mostrar o que estão pensando. Como eles desaparecem depois de um dia, os Fleets ajudaram as pessoas a se sentirem mais confortáveis ao compartilharem pensamentos, opiniões e sentimentos”, continuaram os executivos.

Reprodução

Os Fleets - publicações efêmeras que somem depois de 24h - foram oficializados pelo Twitter e agora estão disponíveis para todos os usuários. Imagem: Twitter/Divulgação

O Brasil foi o primeiro mercado da rede social a receber o recurso e, depois de um tempo, vê-lo em uso por membros locais do Twitter - e nem tanto por usuários estrangeiros -, tornou-se tão comum que a notícia realmente pegou alguns de surpresa. Basicamente, os Fleets têm funcionamento igual aos Stories que você vê em outras redes: são publicações que desaparecem após 24 horas.

Diferentemente de seus concorrentes, porém, o Twitter não avisa quando alguém “tira print” de um Fleet que você publicou. Todas as outras interações que você vê nos Stories, porém, também valem aqui: tocar em um tuíte compartilhado pelo Fleets abrirá a interface de envio de mensagem direta ao autor, da mesma forma que o fazem as DMs do Instagram. Também é possível visualizar o tuíte compartilhado diretamente e interagir com ele publicamente, pelo mesmo caminho.

Para o futuro, o Twitter afirma que pretende expandir os recursos do Fleets, mencionando a inclusão de stickers e outras figuras gráficas em seu anúncio.

Fonte: The Verge 


redes sociais Twitter twitter tuíte chat
Assinar newsletter
Assine nossas newsletters e receba conteúdos em primeira mão
enviando dados - aguarde...
Parabéns! Sua assinatura foi recebida com sucesso!
Atenção: Em instantes você receberá um email de confirmação da assinatura. Para efetivá-la, clique no link de confirmação que você receberá. Verifique também sua caixa de SPAM, pois por se tratar de um email automático, seu servidor de emails poderá identificar incorretamente a mensagem como não solicitada.
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar a extensão Olhar Digital Ofertas em seu navegador!.

Recomendados pra você