Veja como projetar animais 3D do Google e colocar um tubarão na sala de casa

Tecnologia é compatível com aparelhos iOS e Android e permite usar a tecnologia de realidade aumentada para projetar diversos animais na sua frente

Victor Pinheiro, editado por Cesar Schaeffer 22/07/2020 17h00
Tubarão
A A A

Em 2019, o Google introduziu no próprio mecanismo de busca uma ferramenta de realidade aumentada que permite visualizar modelos de animais em 3D com a câmera do smartphone. Embora não seja novidade, o recurso está bombando nas redes sociais, principalmente entre usuários que ainda não conheciam o serviço. Você pode, por exemplo, projetar um dinossauro ou um tubarão no meio da sala da sua casa. 


A ferramenta pode ser uma boa opção de entretenimento para pessoas em isolamento social devido à pandemia do novo coronavírus.

São mais de 20 animais disponíveis, entre urso, panda gigante, pinguim imperador, guepardo, lobo, pato, águia, cabra, cavalo, pônei, leão, arara, tigre, polvo, tubarão, guaxinim, cobra, tartaruga, gato, pug (cachorro), rotweiller (cachorro) e aligátor americano. As animações simulam tamanhos reais e ainda interagem com sons e movimentos.

O recurso demanda dispositivos com sistemas Android 7 ou superior, e iPhones com iOS 11 ou superior. No entanto, para projetar os animais em ambientes desejados é preciso ter um aparelho com suporte para plataforma de Realidade Aumentada do Google ARCore.

Em iPhones a tecnologia é compatível com modelos 6S em diante, além do iPad e iPod Touch de 7ª geração. Entre os aparelhos com Android, estão inclusas as linhas Motorola Moto G a partir do modelo G5S e superior, a linha A da Samsung a partir do modelo A3, bem como os Samsung J5, J5Pro, J7 e J7Pro. No site do Google é possível obter a lista completa dos aparelhos compatíveis.

Como usar

O primeiro passo para ativar a ferramenta é navegar pelo Google usando um  aparelho compatível e pesquisar o animal desejado no mecanismo de busca. Se o animal estiver na lista de disponíveis, a plataforma apresentará um box com a imagem da animação logo acima dos resultados da busca. 

Em seguida, selecione o botão "ver em 3D". A animação tridimensional vai aparecer na tela com um fundo cinza. Agora, basta clicar em "ver no meu espaço". Caso seja a primeira vez, o Google solicita ao usuário permissões de acesso à câmera e à galeria de fotos. Então, o aplicativo Câmera é acionado e a plataforma pede para direcionar a lente para o chão até o modelo de realidade aumentada aparecer na tela.

iPhone Google Android Realidade Aumentada iphone 11
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você