Xiaomi anuncia o MIUI 12, nova versão de sua interface para o Android

Interface traz mais recursos de privacidade e um visual mais 'chapado'

Rafael Rigues, editado por Fabiana Rolfini 28/04/2020 10h44
MIUI 12
A A A

A Xiaomi nesta segunda-feira (27) o MIUI 12, nova versão de sua interface para o Android que, em breve, poderá ser instalada em vários smartphones das linhas Mi e Redmi. A interface conta com um novo modo noturno que escurece o papel de parede automaticamente e muitas outras melhorias.


O visual é mais chapado, e a MIUI 12 conta com novas animações, como a dos papéis de parede: eles mostram a Terra, Lua e Marte vistos do espaço, com um zoom que se aproxima rapidamente quando o usuário desbloqueia o smartphone. Da mesma forma, o sistema tem suporte a fontes dinâmicas, como o iOS.

A seção multitarefa agora mostra janelas flutuantes e notificações, e promete ser mais intuitiva para o usuário. Os gestos de navegação agora funcionam como os do Android 10.

ezgif.com-resize42d5843337baa1b0.gif

Algumas animações da MIUI 12

Novos recursos de segurança

A nova interface também conta com melhores controles de privacidade. São três recursos principais: Flare (algo como “Sinalizador”), Barbed Wire (“Arame Farpado”) e Mask System (“Sistema Máscara”).

O Flare mostra se um app está usando o microfone ou a localização do usuário em segundo plano. Já o Barbed Wire, segundo a Xiaomi, “filtra” informações sensíveis, como metadados, de documentos que são compartilhados.

Já o Mask System permite fornecer “informações falsas” para apps que desejam acessar contatos, calendário, registros de chamadas e até o IMEI do smartphone. Assim, os apps continuam funcionando, e o usuário tem sua privacidade respeitada.

Reprodução

Flare indica, com ícones coloridos, que permissões um app está usando

Um novo sistema de gerenciamento de privacidade monitora o comportamento de cada app, e alerta ao usuário sobre apps que estão “abusando das permissões”.

Outras novidades

Outra novidade é um recurso de inteligência artificial para chamadas, o AI Call, que faz a transcrição automática de chamadas. Além disso, esse recurso também sugere respostas, algo que pode ser muito útil para pessoas com dificuldades de audição.

O app Mi Health agora é parte da MIUI, e pode rastrear seus movimentos e atividade física usando IA, basta deixar o smartphone no bolso. Além disso, o app pode monitorar o sono sem a necessidade de outros dispositivos, para isto basta colocar o smartphone embaixo do travesseiro na hora de dormir.

O primeiro aparelho com a MIUI 12 de fábrica será o Mi 10 Lite Zoom, também conhecido como MI 10 Youth Edition, também lançado nesta segunda-feira. A partir de junho aparelhos como o Mi 10, Mi 9, Redmi K30 e K20 começarão a receber a nova interface. Outros aparelho que receberão a MIUI 12 são o Mi 10 Pro, Mi 9 Pro 5G, Mi 9 Explorer Edition, Mi 9, Redmi K30 Pro, Redmi K30 Pro Zoom Edition, Redmi K30 5G, Redmi K20 Pro e Redmi K20 Pro Premium Edition.

Fonte: GSM Arena


xiaomi MIUI Xiaomi MI 9 SE Xiaomi Mi 9 Pro 5G Xiaomi Mi 10 Xiaomi Mi 10 Pro
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você