YouTube muda aparência na web de acordo com tema do usuário

Portal de vídeos do Google agora vai alterar seu visual entre os temas claro e escuro conforme aquilo que o usuário estiver usando em seu computador, sem precisar de um comando manual

Rafael Arbulu, editado por Fabiana Rolfini 14/10/2020 11h38
YouTube
A A A

Uma novidade pequena, porém agradável, chegou ao YouTube. Agora, o portal de vídeos do Google passará a alterar a sua aparência quando acessado por um desktop conforme o tema utilizado pelo usuário da máquina. A ideia é automatizar a seleção de apresentação do YouTube entre “claro” e “escuro” sem que você precise dar uma ordem manual a ele.


A novidade está disponibilizada nas configurações de sua conta no YouTube, sob o menu “Aparência”. Nela, você agora deverá enxergar três opções: “Claro”, “Escuro” e “”Usar tema do dispositivo”. Vale lembrar que o YouTube está disponibilizando isso de forma gradual, então se você ainda não conta com a nova opção, aguarde mais um pouco, pois ela deve chegar logo.

Reprodução

Nova opção de tema do YouTube se adequa à preferência do usuário conforme a configuração do seu dispositivo. Imagem: Captura/Rafael Arbulu/Olhar Digital

O uso de temas escuros vem crescendo rapidamente entre diversas aplicações e sistemas, por ser uma boa maneira de economizar no consumo de energia de um aparelho. Smartphones são o dispositivo onde isso é mais popular, mas o Windows 10, por exemplo, também conta com esse recurso. No YouTube, a opção de selecionar um tema escuro existe desde 2017.

Mais além, o modo escuro também é menos agressivo aos olhos, segundo alguns especialistas, o que favorece profissionais e internautas que precisam se conectar, por exemplo, à noite ou em ambientes com menos iluminação.

Reprodução

Opção já se encontra disponível e está sendo habilitada para usuários de forma gradual. Imagem: Captura/Rafael Arbulu/Olhar Digital

Compras facilitadas

O YouTube também vem testando uma função que permitirá que espectadores dos vídeos hospedados façam compras na plataforma de maneira mais direta. Uma integração com a rede de e-commerce Shopify deve permitir que você assista a um vídeo, digamos, de um brinquedo, e possa fazer a compra do produto sem sair da plataforma do Google.

A companhia também vem pedindo aos criadores de conteúdo para que usem um software do próprio YouTube para marcar e monitorar os produtos que são apresentados em seus vídeos. Esses dados são processados pelo Google, e então vinculados às ferramentas de compras que deverão ser implementadas posteriormente.

Além de ser uma das maiores empresas de publicidade do mundo, o YouTube também pode ganhar espaço no campo da Amazon. Mais recentemente, o Instagram também começou a testar em seus vídeos – no IGTV e Reels – uma nova forma para que os usuários possam fazer compras de forma mais simplificada.

Fonte: 9to5Google

Navegadores Google Youtube browser modo escuro navegador
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você