YouTube vai encerrar envio de e-mails com alertas sobre novos vídeos

Como menos de 0,1% das mensagens eram abertas, a partir de 13 de agosto a plataforma vai enviar alertas sobre novos conteúdos via Android, iOS e notificações web

Fabiana Rolfini 07/08/2020 17h06
YouTube
A A A

O envio de e-mails pelo YouTube para alertar os assinantes sobre novos uploads e transmissões ao vivo não vingou. Como muito poucas pessoas abriam a mensagem em suas caixas de entrada, este tipo de serviço será encerrado na próxima semana, mais precisamente no dia 13 de agosto.


A partir daí, o principal e único método de alerta aos assinantes do YouTube será via Android, iOS e notificações web. Mensagens sobre a conta, anúncios de serviço obrigatórios, entre outros, continuarão a chegar por e-mail.

Segundo o YouTube, menos de 0,1% dos e-mails com os alertas eram abertos. A empresa espera que a mudança ajude "você a identificar e prestar atenção aos e-mails importantes com mais facilidade". 

Em testes realizados, o YouTube afirmou que “não viu nenhum impacto no tempo de exibição quando experimentamos desligar esses e-mails”. Na verdade, a empresa percebeu que, quando não envia os alertas, mais pessoas se envolvem com notificações push móveis e seu feed de inscrições.

Reprodução

Alertas serão enviados via Android, iOS e notificações web. Foto: AndroidCentral

Hackers roubam canais do YouTube

A segurança da plataforma de vídeos, ou a falta dela, tem colocado muitos youtubers com canais relativamente grandes em maus lençóis. Isso porque hackers estão tomando controle de canais com dezenas ou centenas de milhares de assinantes e alterando seus nomes para promover golpes online.  

A tática é a mesma utilizada no ciberataque sofrido por grandes contas do Twitter: os cibercriminosos pedem às pessoas que enviem valores em Bitcoin para receber o dobro do pagamento de volta.

Uma diferença é que desta vez não há evidências de que os hackers tenham comprometido sistemas internos do YouTube para roubar os canais. É possível que os usuários que controlam as contas tenham sido vítimas de engenharia social e perdido o acesso às configurações do canal.

Os golpistas se aproveitaram de eventos recentes para enganar os usuários e mudaram os nomes dos canais para tópicos importantes como SpaceX ou Elon Musk. Um dos canais roubados, agora chamado "Live News " (com o logotipo da SpaceX como avatar) originalmente pertencia a um gamer croata e acabou sendo desativado no início do mês.

Essas táticas não são de hoje, segundo o youtuber MarcoStyle, que foi hackeado no ano passado, os golpes vêm sendo empregados desde pelo menos novembro de 2019.

 

Via: 9to5Google

Youtube Android Web iOS e-mails vídeos notificação
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você