BuzzFeed compra HuffPost da Verizon e empresas vão compartilhar redações

Negociação divulgada hoje (19) faz com que o BuzzFeed se torne o novo dono do HuffPost; Verizon Media seguirá como acionista minoritário

Wellington Arruda 19/11/2020 16h30
Logo do HuffPost
A A A

O BuzzFeed assinou um acordo com a Verizon Media para adquirir o HuffPost, passando a se tornar acionista majoritário. A negociação, como relatou o The Wall Street Journal nesta quinta-feira (19), acontecerá por meio de ações. 


O acordo também permitirá a distribuição de conteúdo entre as duas redações. Além disso, as duas empresas deverão trabalhar em conjunto em publicidades e na criação de um novo time voltado para explorar formas de monetização.

Na nota, é citado que Jonah Peretti, co-fundador do HuffPost, será responsável pela expansão. Ele também é co-fundador e atual CEO do BuzzFeed. A aquisição é vista como um grande movimento no mercado de jornalismo e mídia digital, tendo em vista a abrangência das companhias envolvidas.

Reprodução

Pertti disse que a rede "terá mais usuários, gastando muito mais tempo com nosso conteúdo do que qualquer um de nossos colegas". Imagem: AOP.Press/Corbis (Getty Images)

Em comunicado, Peretti diz que lembra do crescimento do HuffPost logo nos primeiros anos, e que o BuzzFeed "está fazendo essa aquisição porque acreditamos no futuro do HuffPost e no potencial que ele tem" no cenário de mídia. Ele se disse animado, também, com a parceria com a Verizon Media "e os benefícios mútuos que virão da distribuição de conteúdo entre as propriedades uns dos outros".

Negociação começou em janeiro

"A estratégia da Verizon Media evoluiu nos últimos dois anos para focar em nossos principais pontos fortes – anúncios, comércio, conteúdo e assinaturas", afirmou Guru Gowrappan, CEO da Verizon Media. 

De acordo com Gowrappan, a iniciativa da negociação aconteceu no início de 2020, durante a CES (Consumer Electronics Show), em Las Vegas. As empresas, desde então, vinham discutindo os termos do acordo agora concretizado.

Atualmente, o HuffPost não possui uma pessoa ocupando o cargo de editor-chefe, embora o BuzzFeed já esteja procurando um nome. Lydia Polgreen, ex-editora-chefe, deixou a empresa para trabalhar no Gimlet Media em março.

Vale mencionar que a Aol (América Online) adquiriu, em 2011, o Huffing Post por R$ 315 milhões. Em 2015, a Verizon adquiriu a Aol por US$ 4,4 bilhões, e em 2017 o site de notícias passou por uma reformulação de marca liderada por Polgreen, passando a se chamar apenas HuffPost.


Fonte: The Wall Street Journal

Mercado Negócios Verizon jornalismo
Assinar newsletter
Assine nossas newsletters e receba conteúdos em primeira mão
enviando dados - aguarde...
Parabéns! Sua assinatura foi recebida com sucesso!
Atenção: Em instantes você receberá um email de confirmação da assinatura. Para efetivá-la, clique no link de confirmação que você receberá. Verifique também sua caixa de SPAM, pois por se tratar de um email automático, seu servidor de emails poderá identificar incorretamente a mensagem como não solicitada.
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar a extensão Olhar Digital Ofertas em seu navegador!.

Recomendados pra você