Huawei Enjoy 6

Empresa chinesa diz ter superado Apple em vendas globais de smartphones

Gustavo Sumares 12/06/2017 09h38
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Samsung e Apple costumavam ser as duas empresas que mais vendem smartphones no mundo com alguma folga, mas esse domínio do mercado pode ter acabado. A empresa chinesa Huawei (que não opera no Brasil) anunciou hoje que superou a marca dos iPhones em dezembro do ano passado.


De acordo com o relato do Economic Times, o anúncio foi feito pelo diretor de produtos da empresa, Allen Wang. Nas palavras de Wang, "a Huawei superou a Apple em parcela de volume de vendas globais em dezembro". Naquele mês, a empresa chinesa teria sido responsável por 13,2% das vendas de smartphones no mundo; a Apple, no mesmo período, teria ficado com 12%, segundo os números citados pelo executivo.

Em números absolutos, Wang informou que a Huawei teria vendido cerca de 139 milhões de celulares em 74 países ao longo do ano passado. Esses dados, de acordo com ele, seriam suficientes até mesmo para ficar à frente da Samsung, a tradicional campeã de vendas mundiais, em alguns mercados. Mas Wang não especificou em quais mercados isso teria acontecido.

Negócio da China

A Huawei já vem querendo tirar da Apple a posição número 2 no pódio de vendas de smartphones há algum tempo. Em outubro do ano passado, uma pesquisa de mercado revelou que tanto a Apple quanto a Samsung estavam perdendo espaço para marcas chinesas, e a Huawei era a principal delas.

Pouco tempo depois, Richard Yu, o CEO global da Huawei, deixou claro que ainda não estava satisfeito. Em novembro de 2016, ele anunciou que a empresa tinha o objetivo de ultrapassar a Apple nos próximos dois anos. De acordo com os números citados por Wang hoje, eles podem estar chegando lá bem antes do previsto.

Mas há também motivos para se duvidar das informações citadas hoje pela chinesa. Como o Phone Arena apontou, as empresas de pesquisa de mercado costumam fazer levantamentos trimestrais do número de vendas de smartphones porque os números mensais são difíceis de se apurar com precisão. Portanto, os resultados citados por Wang podem estar errados a favor da Huawei.

Mercado Apple Smartphones China Huawei
Compartilhe com seus seguidores
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você