Intel vai produzir suas próprias placas de vídeo dedicadas

Renato Santino, editado por Marcelo Gripa 09/11/2017 18h10
intel core i9
A A A

No início da semana, a Intel anunciou parceria para lançar um chip utilizando uma GPU integrada da arquirrival AMD, mas a notícia mais importante envolvendo as duas empresas é que a Intel contratou o arquiteto-chefe de GPUs da AMD com o objetivo de produzir chips gráficos com o objetivo de criar placas de vídeo dedicadas.

Raja Koduri, que se desligou da AMD na terça-feira, 7, teve sua contratação anunciada nesta quinta-feira, 9, pela Intel. Na nova empresa, ele será vice-presidente sênior de uma nova divisão, chamada de “Core and Visual Computing”, que produzirá componentes gráficos tanto para a Internet das Coisas quanto para placas de vídeo avançadas.

A aposta é importante para a Intel, que já tentou algumas vezes entrar no mercado de GPUs dedicadas, mas nunca teve sucesso. A primeira tentativa foi em 1998, com a placa 740; um tempo depois, a empresa criou o projeto Larrabee, que acabou nunca sendo lançado como uma placa dedicada e ganhou uma nova função, precedendo os chips Xeon Phi, usados prioritariamente em servidores.

Com esses insucessos, a empresa acabou se limitando a produzir placas integradas. Este tipo de GPU é, como o nome diz, integrada diretamente ao processador, sendo muito mais limitada em suas capacidades do que uma GPU totalmente dedicada à tarefa de processamento gráfico.

Com sua linha de GPUs integradas, a Intel conseguiu uma fatia gigantesca do mercado, presente em notebooks e desktops que não têm tanta preocupação com gráficos. No entanto, o mercado de placas dedicadas, ainda que pequeno, acaba sendo muito mais rentável, atingindo um público mais exigente e que paga mais pelos ganhos em desempenho, incluindo aí os profissionais de imagem, como editores de vídeo, animadores e modeladores 3D, e os jogadores de PC. Resta saber quais serão as vantagens da Intel sobre concorrentes como AMD e Nvidia e qual público ela pretende atingir.

Intel Processadores AMD placa gráfica GPU
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você