Nokia lança solução para baratear instalação de redes 5G

Atualização de software para estações rádio-base reduz custo de implementação das novas redes e economiza bilhões de euros para operadoras, segundo empresa

Daniel Junqueira 14/07/2020 20h18
Anatel 5G
A A A

A Nokia anunciou nesta terça-feira (14) o lançamento de um software de atualização de estações rádio-base 4G para as redes 5G. Com isso, o custo de instalação do 5G pode cair em dezenas de bilhões de euros, segundo a fabricante finlandesa.


Com o software, torres de 4G vão poder ser usadas nas redes 5G sem a necessidade de instalação de novos equipamentos.

De acordo com a Nokia, a atualização está disponível de imediato para cerca de 1 milhão de estações rádio-base, e até 3,1 milhões receberão o update até o fim do ano, com o número total de 5 milhões previstos para o ano que vem.

Ao atualizar elementos atuais de rádio por meio de software, a Nokia está acelerando o processo de reaproveitamento do espectro 4G no 5G," afirmou a fabricante em um comunicado. A empresa estima que a solução vai gerar uma economiza de dezenas de bilhões de euros para a indústria de telecomunicações.

A Nokia não é a primeira a liberar uma atualização do tipo. Ericsson e Huawei também já oferecem updates para seus equipamentos.

5G no Brasil

Enquanto a indústria prepara a infraestrutura necessária para a implementação do 5G pelo mundo, o Brasil discute as questões burocráticas envolvidas no processo. No começo de julho, o ministro das Comunicações, Fábio Faria, confirmou que o leilão das frequências da nova rede só vai ser realizado no ano que vem.

Na última semana de junho, o presidente da Anatel, Leonardo Euler, já havia dado como certo que o leilão de 5G não seria realizado ainda neste ano. Segundo ele, dentre os problemas do adiamento está o teste de convivência da faixa de 3,5 GHz em 5G com serviços de TV parabólica, ainda incompletos devido à pandemia do coronavírus.

"Estamos trabalhando [para realizar o leilão] ainda no primeiro semestre, na melhor das hipóteses, no primeiro trimestre", declarou o presidente da Anatel "Claro que ainda tem testes de campo para fazer", comentou.

Enquanto isso, a Claro já lançou uma rede 5G comercial no Brasil. A oferta da operadora usa compartilhamento dinâmico de espectro (DSS, na sigla em inglês) e atinge velocidades superiores a 400 Mbps.

Nokia 4G 5G infraestrutura rede 5g
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você